Notícias
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Divulgados os inscritos para parcerias com Alemanha e França
A CAPES publicou nesta segunda-feira, 18 de setembro, as listas de inscritos de dois editais de cooperação internacional. A relação do Programa CAPES/Brafitec traz 45 nomes e a do Programa Cátedra Tübingen , cinco . O prazo para recursos nos dois editais é de cinco dias úteis. Os endereços para contato são: inscricao.brafitec@capes.gov.br e ekut@capes.gov.br .
Pelo Edital nº 10/2023 , a CAPES e a Conférence des Directeurs des Écoles Françaises d'Ingénieurs – CDFI (em livre tradução: Conferência dos Diretores de Escolas de Engenharia Francesas) selecionarão até 25 projetos de parcerias universitárias entre o Brasil e a França nas áreas das Engenharias (I, II, III e IV). O investimento máximo previsto é de R$ 141 milhões. Os recursos devem ser usados para a concessão de bolsas de graduação-sanduíche, com vigência de seis a 18 meses, missões de trabalho e material de consumo. Os projetos podem durar até quatro anos, com uma avaliação intermediária depois do segundo ano. O início das atividades está previsto para janeiro de 2024.
Já o Edital nº 18/2023 deriva de acordo assinado entre a Fundação e a Eberhard Karls Universität Tübingen para aumentar o conhecimento da universidade alemã sobre as contribuições de notáveis pesquisadores e educadores do Brasil. Os candidatos à vaga devem ter título de doutor e experiência profissional na área há pelo menos 15 anos. A CAPES repassará até R$285 mil para um período máximo de 12 meses, com início das atividades entre março e maio de 2024. Os itens financiáveis incluem mensalidade de bolsa, auxílios para deslocamento, instalação e seguro de saúde, além de adicional por localidade.
Sobre os Programas
O
Programa CAPES/Brafitec
seleciona projetos de parceria universitária entre o Brasil e a França, nas áreas de Engenharia, em nível de graduação. O Programa estimula o intercâmbio entre os países e incentiva a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos.
Já o Programa Cátedra Tübingen incentiva o intercâmbio científico e a mobilidade acadêmica, assim como aumenta a cooperação entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa do País e alemães. Além disso, impulsiona o conhecimento naquela instituição sobre as contribuições de pesquisadores e educadores do Brasil, aumentando a visibilidade internacional da produção acadêmica, científica, tecnológica e cultural dos catedráticos brasileiros.
Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria
:
Imagem ilustrativa
(Foto: iStock)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES