Notícias
BOLSAS
Divulgado resultado para intercâmbio na Alemanha
Fernanda Bueno Morrone, professora titular na Escola de Ciências da Saúde e da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) foi a pesquisadora selecionada pelo Programa Cátedra Tübingen, referente ao edital 18/2023, na área de Farmácia e Farmacologia. Na Alemanha, ela vai dar continuidade ao projeto, com abordagem multidisciplinar, que investiga o efeito de moléculas inibidoras de proteínas quinase na resposta de tumores cerebrais à radioterapia.
Graduada em Farmácia, com mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Fernanda acredita que o impacto do projeto é significativo. O trabalho intitulado Pharmacological modulation of protein kinases on the response of gliomas to radiotherapy (Modulação farmacológica de proteínas quinases na resposta à radioterapia), pode resultar em novas estratégias de tratamento para os tumores, baseadas na descoberta de alvos terapêuticos, “melhorando potencialmente as respostas dos pacientes ao tratamento radioterápico”.
Fernanda explica que o Centro Tübingen para Descoberta e Desenvolvimento Acadêmico de Medicamentos (TüCAD2) é reconhecido como um centro de excelência na descoberta acadêmica de fármacos. “Acredito que essa experiência será um marco significativo em minha carreira de pesquisadora, proporcionando aprendizado, colaborações internacionais e contribuindo para o avanço da ciência no Brasil”, celebra.
Pela parceria da CAPES com a Eberhard Karls Universität Tübingen, a Fundação irá financiar uma bolsa de até R$285 mil num período máximo de 12 meses. O Programa destina-se, entre outros pontos, a aumentar o conhecimento da universidade alemã sobre as contribuições de notáveis pesquisadores e educadores do Brasil, além de estimular a mobilidade de pessoal com alta formação. Os candidatos à vaga deveriam ter título de doutor e experiência profissional na área há, pelo menos, 15 anos.
Sobre o Programa
O Programa Cátedra Tübingen incentiva o intercâmbio científico e a mobilidade acadêmica, assim como aumenta a cooperação entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa do País e alemães. Além disso, impulsiona o conhecimento naquela instituição sobre as contribuições de pesquisadores e educadores do Brasil, dando maior visibilidade internacional à produção acadêmica, científica, tecnológica e cultural dos catedráticos brasileiros.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES