Notícias
Divulgado o resultado do Prêmio Capes de Tese 2009
O resultado do Prêmio Capes de Tese 2009, que selecionou as melhores teses de doutorado defendidas no Brasil durante o ano de 2008, foi divulgado hoje, 11. As instituições que mais se destacaram na premiação foram a Universidade de São Paulo (USP), com 11 premiações, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com nove premiações. Ao todo serão 43 prêmios, um para cada área do conhecimento, sendo que quatro áreas não receberam premiação. Acesse a lista com os premiados.
A cerimônia de entrega acontecerá no dia 7 de dezembro no edifício-sede da Capes em Brasília. O resultado do Grande Prêmio 2009 será divulgado no dia do evento. A premiação é fruto de uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Fundação Conrado Wessel.
Premiação
O Prêmio concede bolsa de pós-doutorado nacional de um ano, para o autor da tese e auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador. Já o Grande Prêmio, bolsa de pós-doutorado internacional de um ano para o autor e auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador. Além disso, o vencedor do Grande Prêmio é agraciado com U$ 15 mil concedidos pela Fundação Conrado Wessel
Homenagens
Assim como nas cerimônias anteriores, os três grandes prêmios recebem o nome de renomados cientistas brasileiros. Nesta quarta edição, a premiação homenageia o físico José Leite Lopes (para o conjunto das grandes áreas de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra); o urbanista Lucio Costa (para Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes); e o sanitarista Carlos Chagas (para Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias). No evento de entrega, acontecerão palestras sobre os trabalhos e as trajetórias de cada um dos homenageados.
Premiação anterior
A última cerimônia do Prêmio Capes de Tese aconteceu em julho de 2009. Os contemplados com o Grande Prêmio foram: Eduardo Nakamura, da Universidade Federal de Minas Gerais, com uma tese sobre redes de sensores sem fios, representante da grande área de Ciências Exatas e da Terra; Sérgio Adas, da Universidade de São Paulo, com uma tese sobre o geógrafo Orlando Valverde, representante da grande área de Ciências Humanas; e Rogério de Castilho Jacinto, da Universidade Estadual de Campinas, que ganhou o prêmio por alertar sobre o uso indiscriminado de antibióticos em tratamentos dentários. Confira.
Informações adicionais podem ser obtidas pelo email premiocapes@capes.gov.br. Saiba mais sobre o Prêmio Capes de Tese.