Notícias
Divulgado calendário de 2010 para Estágio de Doutorando - Balcão
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga o calendário de 2010 do processo seletivo para candidatos a bolsas do Programa de Estágio de Doutorando no Exterior – Balcão nas diversas áreas do conhecimento. Também conhecido como doutorado-sanduíche, as bolsas são destinadas a estudantes brasileiros, de comprovado desempenho acadêmico, que necessitem desenvolver no exterior parte da pesquisa relacionada aos seus trabalhos de tese.
Para participar da seleção do Estágio de Doutorando - Balcão é preciso, entre outros requisitos, estar regularmente matriculado em programa de doutorado no Brasil avaliado com nota 3 ou cursos novos recomendados pela Capes. As inscrições de candidatos matriculados em programa de doutorado no Brasil com nota igual ou superior a 4, obtida na avaliação trienal da Capes, somente serão aceitas quando comprovada a inexistência de cota de bolsa pelo PDEE.
É necessário também não ter usufruído anteriormente, no curso de doutorado, de outra bolsa de estágio de doutorando ou doutorado pleno no exterior; não ultrapassar período total do doutorado, de acordo com o prazo regulamentar do curso para defesa da tese, devendo o tempo de permanência no exterior ser previsto de modo a restarem, no mínimo, seis meses no Brasil para a redação final e a defesa da tese; e outras exigências explicitadas no edital.
O processo consiste de três fases consecutivas e eliminatórias: verificação da consistência documental, análise do mérito e seleção final. A relação dos aprovados, conforme calendário disponível no edital, será disponibilizada no site da Capes. A divulgação do resultado final da seleção se dará também individualmente, por meio de carta de concessão da bolsa dirigida ao candidato, que deverá manifestar-se sobre a outorga da bolsa pela Capes até 30 dias após a divulgação do resultado, formalizando a decisão por meio do seu processo via internet.
Duração e benefíciosA duração da bolsa de estágio de doutorando no exterior varia de quatro a 12 meses e é improrrogável. O estágio deve ser programado para começar no primeiro dia do mês inicial da bolsa e terminar no último dia do mês final de bolsa. Entre os benefícios estão mensalidade, seguro saúde, auxílios saúde e instalação, variáveis conforme a moeda da concessão.