Notícias
AMERICA DO SUL E FRANÇA
Divulgada relação de projetos selecionados para Programas AmSud
A CAPES publicou na última sexta-feira, 22 de dezembro, a relação dos 13 projetos selecionados para participar dos três Programas que envolvem parcerias entre países da América do Sul e a França. As listas das propostas nas áreas de Matemática, Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação e Mudanças Climáticas que serão apoiadas podem ser consultadas no site da Fundação.
A seleção é para os Programas MATH-AmSud, STIC AmSud e CLIMAT-AmSud. O investimento irá para projetos de instituições de ensino de nove estados brasileiros. Cada proposta tem a participação de pesquisadores de pelo menos dois países sul-americanos e uma ou mais equipes de pesquisadores franceses.
A CAPES investirá R$ 2,2 milhões no apoio aos projetos de cada programa ao longo de dois anos. Cada um receberá até R$ 438 mil, para a realização de missões de trabalho e pagamento de benefícios. O prazo para indicação das bolsas começa em março de 2024.
Um dos objetivos do Amsud é estimular a colaboração entre os países a partir do intercâmbio de pesquisadores nas modalidades doutorado-sanduíche e pós-doutorado. Os Programas também apoiam projetos conjuntos de pesquisa com potencial de transferência de inovação e tecnologia, incentivam cooperações educacionais e científicas na América do Sul e estimulam a participação de jovens cientistas.
Cada uma das iniciativas apoia projetos conjuntos entre pesquisadores do Brasil, França, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A Venezuela integra o MATH-AmSud e o STIC AmSud. A duração dos projetos é de até dez meses e os pesquisadores receberão auxílios para deslocamento, instalação e saúde.
Acesse no link abaixo a relação dos projetos selecionados:
MATH-AmSud
STIC AmSud
CLIMAT-AmSud
Sobre os Programas
O MATH-AmSud é uma parceria entre a França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, e Venezuela para promover projetos conjuntos de pesquisa no campo da Matemática. As propostas aprovadas têm duração de dois anos e envolvem pesquisadores de pelo menos dois países sul-americanos e uma ou mais equipes de pesquisadores franceses.
O STIC-AmSud envolve os mesmos países, projetos e quantidades de equipes do MATH-AmSud. A distinção está apenas na área de conhecimento, considerando-se que também se trata de programa de cooperação regional em ciência e tecnologia para a criação de redes de investigação e domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Já o CLIMAT-AmSud é uma parceria entre a França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai para promover projetos conjuntos de pesquisa no campo das mudanças climáticas. Sua execução ocorre nos mesmos moldes dos outros dois Programas.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES