Notícias
PÓS-GRADUAÇÃO
Distrito Federal recebe primeira oficina de construção do PNPG
A CAPES realizou, em Brasília, a primeira oficina para construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível. A ação aconteceu no dia 28 de agosto. O documento vai estabelecer os temas estratégicos que são prioridade de cada estado e integrará o novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), valendo para o período compreendido entre 2024 e 2028. Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, destacou o ineditismo da iniciativa. “Esse é um momento inovador. É a primeira vez que a Fundação, na condição de elaboradora do PNPG, faz essa consulta aos entes federados. É muito importante esse diálogo com os diferentes segmentos da sociedade”.
Ao todo, serão 27 oficinas que permitirão a participação coletiva em todos os estados mais o Distrito Federal, para a identificação das áreas prioritárias. “É extremamente importante ouvirmos dos estados o que é estratégico para eles e onde precisamos inovar na formação de mestres e doutores, levando em conta as especificidades de cada estado”, disse Laerte Ferreira, diretor de Programas e Bolsas da CAPES.
Alice Plakoudi, que assessora o processo de construção do novo PNPG, destacou que essa “é uma construção coletiva para tornar a pós-graduação mais próxima das reais necessidades da sociedade e contribuir para a redução das assimetrias regionais”, ressaltou.
Realizada em parceria com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP), as oficinas contam com a participação de representantes da comunidade científica, sociedade e setores público e empresarial de cada estado mais o DF. “Esse é um movimento absolutamente corajoso. Poderemos sair dessa oficina declarando quais são as áreas prioritárias para o Distrito Federal e para a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), para que possamos melhor desenvolver nossa pós-graduação”, disse Renata Vianna, superintendente de Ciência Tecnologia e Inovação da FAPDF.
Até o fim de setembro serão realizadas oficinas nos outros 26 estados. De acordo com o cronograma, em outubro será feita uma consulta pública e, em dezembro, o documento final do Plano Nacional de Pós-Graduação 2024-2028 será encaminhado para aprovação pelo Conselho Superior da CAPES.
Sobre o PNPG
O Plano Nacional de Pós-Graduação é um instrumento de planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O processo de construção do novo PNPG iniciou-se com a Comissão Especial que vem se dedicando a fazer um amplo diagnóstico e à proposição de recomendações.
Em uma segunda etapa, a CAPES analisa os subsídios dessa Comissão para construir o plano com seus componentes estratégicos (diretrizes, objetivos, metas, estratégias e indicadores de monitoramento) ao mesmo tempo em que dialoga com os estados para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e prospecção de inovações na pós-graduação.
Legenda das imagens:
Banner e imagem 2
:
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, conversa com participantes da oficina de construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível, no DF
(Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
Imagem 1
:
Julio César Piffero, coordenador-geral de Fomento à Ações Estratégicas da DPB/CAPES, instrui os participantes durante oficina no DF
(Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
Imagem 3
:
Representantes da comunidade científica, sociedade civil, e dos setores público e empresarial do DF, com Mercedes Bustamante, presidente da CAPES.
(Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES