Notícias
Diretores participam de workshop da Abruem
Cooperação científica internacional, bolsas nacionais, educação básica, educação a distância e gestão. Todos os temas foram apresentados durante o workshop do 64º Fórum Nacional de Reitores da Abruem nesta quinta-feira, 13, na CAPES. Os representantes das instituições estaduais e municipais assistiram a palestras das diretorias finalísticas da coordenação.
Os critérios de avaliação e a transformação do modelo de avaliação para multidimensional foram apresentados por Sônia Báo, diretoria de Avaliação. Dos 4.586 programas de pós-graduação brasileiros, 1.080 são de universidades municipais e estaduais.
Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica e a Distância, mostrou o panorama do ensino básico e da formação de professores, além dos programas para qualificação de docentes, como o Residência Pedagógica, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ( PIBID ), Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ( Parfor ) e Programa de Desenvolvimento dos Profissionais do Magistério no Exterior. Em 2018, o número de professores formados chegou a 2.226.423, com 48.455.867 alunos. Outra iniciativa da CAPES é o Sistema Universidade Aberta do Brasil ( UAB ), que conta com 928 polos no país em 893 municípios.
Representando a Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB), Lucas Salviano, coordenador geral da DPB, explicou aos reitores as regras adotadas para o congelamento de bolsas e o modelo para aprimorar a distribuição da cota de bolsas da pró-reitorias.
Os programas voltados para internacionalização e os acordos com universidades estrangeiras foram o tema de Adi Balbinot, coordenador geral de Relações Internacionais. A CAPES possui 71 acordos de cooperação educacional e científica, 43 países parceiros, 32 editais ou chamadas públicas em andamento, e beneficia 8.863 bolsistas. O investimento anual em internacionalização é de R$440 milhões.
Anderson Lozi, diretor de Gestão, apresentou a estrutura administrativa da CAPES. As despesas na área com folha de pessoas e gastos com TI correspondem a 5 % do orçamento total da Coordenação.
O fórum da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais se encerra nesta sexta-feira, 14.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES'