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Diretora ressalta a importância de esforço conjunto para consolidar o Pibid como política de estado
Nesta quinta-feira, 29, último dia do 2º Encontro de Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), a diretora de Educação Básica Presencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carmem Moreira de Castro Neves, frisou a importância de um esforço conjunto na consolidação do Pibid como uma política de estado e não de governo, citando a inclusão de novos atores como uma das oportunidades de expansão do programa. "Tratar o Pibid como uma política de formação é tratar a educação brasileira como um sistema orgânico, que vai da educação básica à pós-graduação", completou.
A diretora também ressaltou a qualidade e diversidade dos trabalhos apresentados pelos oito grupos formados durante os três dias de encontro. "A riqueza de projetos é o que atribui valor a cada Pibid. O trabalho apresentado por vocês mostra a solidez do compromisso de cada um com essa iniciativa", disse. Os grupos foram divididos com os seguintes temas: Desafios e soluções para a gestão do Pibid nas instituições de educação superior; A relação com as escolas e o papel dos supervisores; O licenciando em foco: a seleção, a atuação e o acompanhamento dos bolsistas; As atividades de formação de professores e a pesquisa sobre educação básica; A integração entre áreas de conhecimento; A produção de material didático para a educação básica; Os encontros do Pibid nas instituições de educação superior; Avaliação de resultados: impactos do Pibid nos atores e nas instituições.
Estiveram presentes nos três dias de encontro cerca de 200 coordenadores institucionais de 146 universidades participantes do programa. O evento foi realizado na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.
Para o diretor de Educação a Distância da Capes e ex-diretor de Educação Básica Presencial, João Carlos Teatini de Souza, a pós-graduação em parceria com a educação básica já trouxe bons resultados. "A grande conquista do Pibid e também da Capes é apropriar elementos de sucesso da pós-graduação na educação básica. Fazemos um excelente trabalho pela pós-graduação, mas temos muito mais a fazer pela educação básica", completou Teatini.
O evento contou ainda com a presença do professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP), Fernando Almeida. O professor fez um balanço das apresentações realizadas pelos coordenadores, ressaltando aspectos como importância da teoria aliada à prática, o conhecimento construído em conjunto e do uso de tecnologias na área da educação. Almeida destacou também a importância da proposta do Pibid. "Projetos existem muitos, mas este, em especial, é mais que um projeto. É a construção de uma política de formação de alunos, professores, coordenadores e diversas outras pessoas envolvidas", frisou.
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