Notícias
Diretor da Capes apresenta palestra na Fundação Joaquim Nabuco
No dia 16 de maio, o diretor de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Emídio Cantídio, participou de evento na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Na ocasião, apresentou palestra sobre a Capes, com temas como concessão de bolsas no país e no exterior; intercâmbio com universidades e institutos de pesquisa nacionais e internacionais; e criação de cursos de pós-graduação na Fundaj; foi discutida a possibilidade de disponibilização do acervo da Fundaj, que está sendo digitalizado, à comunidade cientifica, via Portal de Periódicos.
Também foram citados os programas que a Capes desenvolve, como o Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), a Escola de Altos Estudos e os mestrados e doutorados interinstitucionais (Minter/Dinter), que podem ser aproveitados pela Fundaj. O diretor da Capes estimulou os cientistas sociais a criarem um programa de pós-graduação e incentivar a formação de recursos humanos.
Segundo Cantídio, a Capes "é um dos exemplos da iniciativa pública que deu certo", citando o crescimento acelerado do número de cursos de pós-graduação. Cantídio garantiu que, em 2011, a Capes ofertará perto de 55 mil bolsas, "um crescimento chinês, em alusão aos indicadores macroeconômicos da economia daquele país". Na palestra também foi destacado o avanço das regiões Norte e Nordeste. "Estamos tentando reduzir as assimetrias regionais com parcerias nacionais, a partir de parcerias entre universidades do Sudeste com universidades do Nordeste", contou Emídio.