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Desafios interdisciplinares são tema de encontro na Capes
"Os desafios da abordagem interdisciplinar no ambiente institucional" foi um dos temas abordados durante o Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, Ambiente e Saúde nesta quarta-feira, 28. O evento vai até esta quinta-feira, 29, no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.
O painel "Inter e transdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão em ambiente: da teoria à prática" foi composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros que, a partir de experiências próprias, traçaram um panorama das dificuldades e das soluções encontradas por projetos científicos que desafiam o arranjo disciplinar.
A pesquisadora portuguesa Maria Manuela Morais, da Universidade de Évora, relatou suas experiências de trabalho nos planos de gestão das bacias hidrográficas em Portugal. Com o objetivo de promover e restaurar as para alcançar um bom estado até 2015, diferentes pesquisadores de universidades portuguesas se juntaram para desenvolver conceitos e teorias que seriam repassadas ao Estado português, responsável por criar políticas baseadas nas pesquisas. "Nessa experiência foi a primeira vez que tive conceito claro do que é interdisciplinaridade. O processo foi todo feito por meio de grandes fóruns em que nós acadêmicos tivemos que sair dos nossos conceitos teóricos e entender como levar essa teoria para a sociedade", afirmou.
Já o reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) José Seixas Lourenço, trouxe os desafios de uma gestão interdisciplinar de uma instituição de ensino superior. Na nova universidade federal, fundada há três anos, os estudantes integram primeiramente círculos de formação interdisciplinar e ficam em contato com diferentes programas até fazer a habilitação por um programa. "Em cursos mais tradicionais, os estudantes ainda estão divididos em eixos disciplinares, que são os mesmos dos avós. Na UFOPA, estamos enfrentando o desafio de fazer esse rearranjo disciplinar, a partir de experiências pioneiras no domínio da graduação", explicou.
Nesse sentido, o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Reynaldo Luiz Victoria, percebe uma abertura institucional para a abordagem multidisciplinar. "Nos últimos anos, os espaços institucionais foram se abrindo para a interdisciplinaridade. Não sem conflito ou disputa, mas há uma abertura de espaço que devemos conquistar. Essa abertura caminha com a ideia de ciência pública, que transcende a questão do mercado e serve para a humanidade como um todo", concluiu.
Encontro
O encontro internacional tem como objetivo sistematizar o debate sobre aspectos teórico-conceituais que fundamentam a inter e a transdisciplinaridade como concepções de produção de conhecimento e de práticas. Além disso, promover a articulação da educação superior com a educação básica, por meio de estratégias pedagógicas que potencializem a apropriação do conhecimento científico e tecnológico.
O Encontro Acadêmico converge com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (nº 9394/96), que prevê a necessidade da organização do currículo superando a perspectiva de disciplinas estanques. Essa ideia se configura na discussão de interfaces, problemas e temas transversais como estratégia fundamental para a reflexão sobre a dinâmica histórica e a complexidade social, com destaque para as prioridades nacionais: educação, ambiente e saúde.
A
programação
inclui palestras, debates e painéis com a presença de pesquisadores de todo o país, Estados Unidos e Canadá.
Conheça o
site
do encontro.
Confira o que foi publicado sobre o assunto:
Encontro interdisciplinar reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros
Experiências de interdisciplinaridade no ensino são destaques em encontro internacional
Dificuldades na incorporação da interdisciplinaridade nas escolas foi tema abordado em palestra na Capes
Painéis do segundo dia discutem a questão da interdisciplinaridade nas educações básica e superior
Pedro Matos