Notícias
RECUPERAÇÃO
Delegação da CAPES realiza visita aos programas de pós-graduação do Museu Nacional
No dia 14 de abril, uma delegação da CAPES, presidida pelo diretor de Avaliação, Antonio Gomes de Souza Filho, realizou uma visita de acompanhamento aos programas de pós-graduação sediados no Museu Nacional, na cidade do Rio de Janeiro. Esta visita integra as ações de monitoramento da recuperação da instituição após o devastador incêndio ocorrido em 2018. Em 2 de setembro daquele ano, um incêndio de grandes proporções destruiu boa parte do prédio do Museu Nacional.
À época, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES recebeu relatos de que os programas de pós-graduação haviam sido severamente impactados pelo evento, com consideráveis perdas em seus acervos e na infraestrutura. Para apoiar a recuperação dos programas, a CAPES realizou investimentos, e o CTC-ES deliberou que a nota dos programas na Avaliação Quadrienal não seria rebaixada por dois períodos consecutivos, incluindo o quadriênio 2021-2024.
Agora, em 2025, antes da Avaliação Quadrienal de Permanência referente ao período 2021-2024, os coordenadores das áreas de avaliação perceberam a necessidade de realizar uma nova visita in loco para avaliar como os programas afetados se recuperaram desde 2018. Os programas de pós-graduação sediados no Museu Nacional incluem: Antropologia Social, Arqueologia, Linguística e Línguas Indígenas, Botânica, Zoologia e Geociências.
Além do diretor da CAPES, participaram da visita a coordenadora-geral de Avaliação, Acompanhamento e Monitoramento da Pós-Graduação, Priscila Albertasse, e os coordenadores das áreas de Antropologia e Arqueologia, Julio Simões; Biodiversidade, Evanilde Benedito; e Linguística e Literatura, José Sueli Magalhães. O grupo foi recebido pelo diretor do Museu Nacional, Alexander Keller, pelo pró-reitor João Ramos Torres de Mello Neto e pela diretora adjunta de Ensino e Pesquisa, Márcia Couri.
Durante a visita, o coordenador de cada programa apresentou uma visão geral de sua área, detalhando as perdas e os impactos resultantes do incêndio, bem como as medidas adotadas para garantir a continuidade das atividades acadêmicas.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
