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Debate: os desafios da formação de professores online
A CAPES participou, na manhã desta terça-feira (21), em Brasília, de uma mesa de debates com instituições de ensino superior da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A atividade integra a programação do primeiro seminário organizado pela Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa (EaD@PLP), evento que discute, entre 20 e 24 de maio, os desafios da formação para a docência online.
A reunião contou com as participações de Anderson Correia e Carlos Lenuzza, respectivamente presidente e diretor de Educação a Distância da CAPES, que apresentaram as experiências bem-sucedidas implementadas pelo Brasil na formação de professores a distância. Além deles, estiveram presentes Paulo Dias, reitor da Universidade Aberta de Portugal, que contribuiu com as discussões por meio de chamada de vídeo, representantes de instituições convidadas e técnicos da Coordenação.
“A CAPES fomenta, juntamente com as melhores universidades do Brasil, o programa Universidade Aberta do Brasil, com cerca de 900 polos de ensino a distância, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação, mestrados profissionais. Agora, com a nova normatização, estamos abrindo, em qualquer universidade brasileira, a possibilidade de implementar mestrados stricto sensu a distância, de qualidade, em qualquer área do conhecimento”, ressaltou Anderson Correia.
Desafios
O maior desafio do Brasil em relação à docência online, na avaliação de Carlos Lenuzza, é proporcionar ferramentas para que os professores, cada vez mais, possam se adaptar aos meios digitais, incorporando-os à rotina de trabalho.
“A gente sabe que existem ilhas de experiência muito interessantes, mas ainda o professor brasileiro está vinculado à nossa tradicional metodologia do quadro negro, do quadro verde, da aula tradicional”, argumentou. “O nosso maior papel é começar essa discussão amplamente e oferecer, também, caminhos para a formação desse professor”, completou o diretor de Educação a Distância.
Seminário
O ciclo de conferências organizado pela EaD@PLP é composto por atividades como palestras e mesa de debate, com discussões em torno das experiências relacionadas à formação para a docência online. Gratuito, o evento conta com a participação de instituições de dez países lusófonos e já tem cerca de 1.340 inscritos até o momento.
Ao longo da semana, os principais trechos das discussões e apresentações ocorridas durante a mesa de debates estarão disponíveis aos participantes em formato de vídeo.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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