Notícias
DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Cursos para professores têm mais de 255 mil participantes
A CAPES conta com 255.210 participantes em aulas on-line voltadas para o idioma oficial do País. Parcerias da Fundação permitem aperfeiçoar a formação de professores, em exercício na educação básica, com os cursos Práticas de Produção de Texto , Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) e Português 2020 .
Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, ressalta a importância da atenção ao idioma e à educação básica. “Capacitar pessoas responsáveis pelo ensino de alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental é trabalhar pela cidadania e pela melhora duradoura e a longo prazo da ciência brasileira. O bom uso da língua portuguesa é um dos pilares desse processo”, afirma.
Com 60.176 inscritos até o momento, o curso de Práticas de Produção de Texto é gratuito e aberto ao público, mas voltado especialmente para professores. São 120 horas divididas em 12 módulos, fruto de parceria entre a CAPES e a Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação (Sealf/MEC). Os participantes têm aulas de compreensão e manipulação de notícias, interpretação de fatos, entre outros. A escrita é trabalhada ao longo das aulas.
Uma das participantes é Lueni Sampaio, professora do 1º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Governador Dante Martins de Oliveira, de Várzea Grande (MT). Segundo ela, praticar a escrita tem auxiliado no dia a dia do trabalho. “No curso, precisamos sintetizar frases. Diminui-las usando pontos, vírgulas e letras maiúsculas. Isso tem me ajudado em todo o planejamento, a usar a escrita formal até no WhatsApp, ferramenta muito utilizada para as aulas on-line da escola”, explica.
Voltado para professores da educação infantil e dos anos iniciais (1º ao 5º) do ensino fundamental e também resultado de parceria com a Sealf/MEC, o curso ABC conta com 175.029 inscritos. O objetivo é atualizar os conhecimentos e identificar as necessidades de formação de alfabetizadores do País. São 180 horas, divididas em partes A (noções fundamentais sobre alfabetização), B (literacia emergente) e C (aprendizagem da leitura e da escrita).
Os dois cursos são parte do programa de alfabetização Tempo de Aprender, estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação ( AVAMEC ) e continuam com inscrições abertas.
Na mesma plataforma, os 20.005 participantes do Português 2020 acessam o conteúdo de suas aulas de aperfeiçoamento da língua portuguesa, dessa vez oferecidas pela CAPES em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Ali são ensinados desde os conceitos básicos de texto até níveis avançados de interpretação e de escrita do meio acadêmico. Este é o único dos cursos no qual não é mais possível se inscrever.
Dia Mundial da Língua Portuguesa
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) oficializou 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa em 2019. Dez anos antes, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organização intergovernamental parceira da Unesco, havia estabelecido a data para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES