Notícias
PCI
Cursos interinstitucionais: propostas a partir de 14 de outubro
A CAPES alterou o cronograma para submissão de Projetos de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI) no segundo semestre. Agora, as instituições de ensino superior terão de 14 de outubro a 29 de novembro para acessar a Plataforma Sucupira e apresentar as propostas de cursos de mestrado (Minter) e doutorado (Dinter) interinstitucionais.
Cada projeto contará com uma instituição promotora, que tenha programa de pós-graduação (PPG) avaliado com, no mínimo, nota 4, para propor Minter, e 5, no caso de Dinter. O PPG ficará responsável pela parte acadêmica e será acompanhado de uma instituição receptora, onde acontecerão as atividades do curso.
A mudança no calendário foi publicada na edição de sexta-feira, 23 de agosto, do Diário Oficial da União (DOU). O documento que formaliza a alteração é a Portaria nº 262/2024, disponível no site da CAPES. Em setembro, será publicado o edital que regulamentará a submissão para o segundo semestre, incluindo informações sobre critérios de elegibilidade, prazos e procedimentos para a apresentação e avaliação dos projetos.
Sobre o Programa
Pelo PCI, as instituições podem fazer acordos para oferecer e receber turmas temporárias de mestrado (Minter) ou de doutorado (Dinter) nas modalidades acadêmica e profissional. Com isso, é possível que um programa de pós-graduação auxilie no desenvolvimento de outra unidade em cidade menos favorecida do País. Dentre os objetivos do PCI, destacam-se a formação de mestres e doutores fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa e a redução de desigualdades regionais.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES