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ENSINO
Curso ABC: novo capítulo mostra a importância da compreensão na leitura
‘Compreensão na Leitura: Investigação e Ensino’. Esse é o tema do novo capítulo do Curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC). O conteúdo foi escrito por Otília Sousa, professora do Instituto Politécnico de Lisboa, juntamente com Teresa Costa-Pereira, sua colega no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Uidef), ambas instituições portuguesas.
As autoras explicam que ler é compreender e essa compreensão depende de muitas variáveis. O ensino, entretanto, é fundamental para que os estudantes atinjam níveis elevados da compreensão. O capítulo mostra as fases da aprendizagem da leitura e orienta os professores a auxiliar seus alunos, tornando-os leitores proficientes.
Otília Sousa destaca que a compreensão é uma competência que se ensina desde o nascimento até a universidade e deve ser passada “de forma explícita, sistemática e progressiva, em todas as áreas curriculares, ao longo de toda a escolaridade”.
Capacitação
Destinado a professores-alfabetizadores e estudantes de licenciatura, o Curso ABC é a segunda capacitação mais acessada no Ambiente Virtual do MEC (
Avamec
). Já são 4,5 milhões visitas e mais de 195 mil cursistas. Os interessados ainda podem se inscrever no próprio Avamec, onde as aulas são oferecidas, e terão acesso a todo o conteúdo disponível.
Parte do Programa Tempo de Aprender, a formação é resultado da cooperação internacional entre Brasil e Portugal, por meio da parceria entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas: Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).
Legenda das imagens:
Banner: Montagem com uma imagem ilustrativa e o logotipo do curso ABC
(Foto: Imagem ilustrativa iStock e logotipo MEC)
Imagem dentro da matéria:
Otília Sousa, professora do Instituto Politécnico de Lisboa, é uma das autoras do capítulo e apresenta a videoaula da unidade
(Foto: Divulgação)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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