Notícias
ALFABETIZAÇÃO
Curso ABC na Prática: consciência fonológica
O Programa de Promoção de Competências Pré-Leitoras, do curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), apresenta dois novos módulos: Consciência Fonológica (Rima) e Fonemas Consonânticos Prolongáveis. O material foi produzido pelo Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL), do Instituto Politécnico do Porto (Portugal), e faz parte do ‘Manual ABC na Prática: Construindo Alicerces para a Leitura’.
Maria José Mata, professora no CiiL, conta que o desenvolvimento da rima, assim como o da consciência da sílaba, ajuda a criança a ficar mais receptiva à análise dos sons que formam as palavras, “preparando-a para a introdução da unidade de som abstrata, que é o fonema”. Esta etapa traz duas atividades voltadas para a sensibilidade e a manipulação de rimas entre duas palavras.
Para Cristina Garrido, terapeuta da fala no CiiL, entre as tarefas da consciência fonológica, a fonêmica é a mais complexa. Ela explica que, ao desenvolver essa habilidade, a criança torna-se capaz de ouvir e manipular o fonema. Esta é uma “competência fundamental na aprendizagem da leitura, por ser a base para a aprendizagem do conhecimento das relações entre letras e sons”.
Capacitação
Destinado a professores-alfabetizadores e estudantes de licenciatura, o Curso ABC faz parte do Programa Tempo de Aprender e já conta com mais de cinco milhões acessos, no Ambiente Virtual do MEC (
Avamec
). A formação é resultado da cooperação internacional entre Brasil e Portugal, a partir de uma parceria entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e Universidade Aberta de Portugal (UAb).
Legenda das imagens:
Banner: Logotipo do Curso ABC (Foto: MEC)
Imagem 1:
Maria José Mata, professora no CiiL, explica o uso da rima para a consciência fonológica
(Foto: Divulgação YouTube)
Imagem 2:
Cristina Garrido, terapeuta da fala no CiiL, aborda a consciência fonêmica
(Foto: Divulgação YouTube)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES