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ALFABETIZAÇÃO
Curso ABC libera terceiro módulo
Conhecimento da Língua: Fonologia e Ortografia do Português do Brasil. Esse é o tema do terceiro módulo da Parte A do curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), lançado nesta segunda-feira, 08. O capítulo foi escrito por Tatiana Pollo, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), e revisa algumas propriedades fonológicas e ortográficas do português brasileiro.
Para Pollo, os cursistas devem ficar atentos às principais dificuldades enfrentadas pelas crianças que estão sendo alfabetizadas no português brasileiro. “Como podemos auxiliá-las a superar esses desafios? Quais as estratégias que podem ser utilizadas para aumentar o conhecimento dos alunos?” Para a professora essas questões devem estar permanentemente postas. Ela defende que “entender a natureza do sistema de escrita do português torna-o mais previsível, tanto para educadores, como para alfabetizandos”.
Curso ABC
A ação do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Secretaria de Alfabetização (Sealf), vai capacitar profissionais da educação que atuam na alfabetização infantil e estudantes de licenciatura.
Com 180 mil vagas abertas, o curso já entregou os conteúdos sobre Políticas de Leitura e As Bases Neurobiológicas da Leitura, nos dois primeiros capítulos. Os interessados ainda podem se inscrever no Ambiente Virtual do MEC ( Avamec ).
Parte do programa Tempo de Aprender , a capacitação é resultado da cooperação entre a CAPES, a Sealf, a Universidade Aberta de Portugal (UAB), o Instituto Politécnico do Porto e a Universidade do Porto .
A CAPES é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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