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CAPACITAÇÃO
Curso ABC inicia terceiro módulo
A Parte C do Curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) trata sobre a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. O primeiro capítulo desse módulo foi escrito por Sandra Fernandes, professora-auxiliar da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Portugal). Ela é neuropsicóloga e especialista nos processos cognitivos no desenvolvimento da leitura e da escrita.
Sob o tema Fluência na Leitura Oral, a unidade mostra a importância deste elemento no desenvolvimento das habilidades de leitura. Fernandes explica que o leitor fluente é aquele que consegue identificar palavras de forma automática, alcançando “o que a literatura, metaforicamente, chama de ‘ponte’ para a compreensão e leitura”, que lhe permite entender o que está escrito.
A autora mostra uma série de estratégias para os professores-alfabetizadores usarem junto aos aprendizes de leitores e a importância da relação entre fluência, compreensão em leitura e vocabulário, além de explicar o papel fundamental do professor e da família nesse processo.
Capacitação
O Curso ABC é destinado a profissionais da educação que atuam na alfabetização e a alunos de licenciatura. Já conta com mais de 185 mil participantes e, devido à grande procura, abriu 20 mil novas vagas. Os interessados podem se inscrever pelo Ambiente Virtual do MEC (
Avamec
), onde as aulas são oferecidas.
Parte do Programa Tempo de Aprender, a formação é fruto da cooperação internacional entre Brasil e Portugal, por meio da parceria entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas: Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).
Legenda das imagens:
Banner: Logotipo do Curso
on-line
Alfabetização Baseada na Ciência - ABC (Foto: MEC)
Imagem dentro da matéria:
Sandra Fernandes, professora-auxiliar da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Portugal)
(Foto: Divulgação vídeo YouTube)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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