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ALFABETIZAÇÃO
Curso ABC finaliza primeiro módulo
Cumprindo o cronograma previsto, o Curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) liberou a última parte do Módulo A, nesta segunda-feira, 15. O capítulo traz o tema “Do som à linguagem: perspectiva neurocognitiva entre a faculdade universal da linguagem e diferenças interlinguísticas no processamento”.
Escrita por Tomás Goucha, do Instituto Max Planck para as Ciências Cognitivas e Neurociências, em Leipzig (Alemanha), a unidade aponta os domínios nos quais o estudo científico da linguagem se divide: categorização dos sons da fala (fonética), análise dos significados veiculados pelas palavras (semântica) e descrição das regras, segundo as quais estas se juntam para formar frases (sintaxe).
O capítulo anterior foi moldado por Diana Alves, professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal). Essa etapa apresentou aos alfabetizadores o Modelo de Resposta à Intervenção (RTI) – do inglês Response to Intervention Model – uma metodologia para lidar com as dificuldades dos alunos.
Conforme o material, o RTI deve garantir a cada aluno as melhores oportunidades para o sucesso escolar. Além disso, permite identificar aqueles que estão em risco e monitorar o progresso de todos para ajustar o tipo, a intensidade e a frequência da intervenção. Diana Alves conta que o modelo “permite mapear os grupos, conhecer as diferenças que esses grupos integram e planejar, de maneira rigorosa, uma intervenção que atenda essas mesmas diferenças, otimize os recursos e se ajuste ao progresso de cada um”.
Capacitação
Além desses, no Módulo A foram oferecidos outros quatro assuntos: Políticas de Leitura, As Bases Neurobiológicas da Leitura e Fonologia, Ortografia do Português do Brasil e Ensino e Aprendizagem da Leitura: Fundamentos e Aplicações.
O curso começou em 11 de janeiro e 162.760 alfabetizadores e alunos de licenciatura já estão participando das aulas. Ao todo, a formação abriu 180 mil vagas, por isso, os interessados ainda podem se inscrever pelo Ambiente Virtual do MEC ( Avamec ) e terão acesso a todo o conteúdo já oferecido e aos próximos três módulos previstos.
Curso ABC
Ação do Ministério da Educação (MEC), por meio da CAPES e da Secretaria de Alfabetização (Sealf), o Curso ABC irá preparar alfabetizadores infantis e estudantes de licenciatura. Parte do programa
Tempo de Aprender
, a capacitação envolve ainda outras três instituições de ensino portuguesas:
Universidade Aberta de Portugal
(UAB), o
Instituto Politécnico do Porto
e a
Universidade do Porto
.
Legenda das imagens:
Imagem 1:
Tomás Goucha é pesquisador pós-doc na área de Neurolinguística
(Foto: Divulgação)
Imagem 2:
Diana Alves é psicóloga especializada nas áreas de Educação e Clínica
(Foto: Divulgação)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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