Notícias
CONTEÚDO
Curso ABC é dividido em quatro módulos
O curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) é dividido em quatro módulos e regido pelo Manual ABC, um livro-base editado pelos professores Rui Alves e Isabel Leite. A formação é promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Secretaria de Alfabetização (Sealf), e já tem mais de 80 mil inscritos.
Rui Alves, professor-associado da Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação da Universidade do Porto, em Portugal, explica que mais de 20 especialistas no ensino e aprendizagem da leitura e da escrita em português participaram da elaboração do manual. O material é dividido em quatro grandes temas: o primeiro sintetiza as funções fundamentais sobre a alfabetização “isto é, dá conta dos fundamentos e conceitos principais que um professor-alfabetizador moderno deve conhecer”.
O segundo eixo trata da literacia emergente, ou seja, aquilo que as crianças podem descobrir sobre a escrita e a leitura antes de chegarem à escola. “Se a aprendizagem da leitura e da escrita começar nos bebês, quando as crianças chegarem à escola, vai ser muito mais fácil”, acredita Alves. O próximo módulo aborda a aprendizagem e o ensino explícito da leitura e da escrita. Nele, a complexidade dessas capacitações é detalhada sistematicamente.
Por fim, o quarto tema trata das dificuldades da leitura e da escrita. Nele, professores-alfabetizadores são orientados sobre como lidar e ajudar crianças com bloqueios persistentes. Em síntese, o editor diz que “nestas quatro partes do Manual ABC, damos uma visão panorâmica, cuidada e atual sobre o que é importante os professores-alfabetizadores saberem sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita”.
Capacitação
Em 11 de janeiro as aulas começaram a ser ofertadas pelo Ambiente Virtual do MEC ( Avamec ). Ali, cem mil novas vagas foram abertas. Professores que atuam na alfabetização infantil e estudantes de licenciatura interessados ainda podem se inscrever. O Curso ABC faz parte do programa Tempo de Aprender e é resultado da cooperação internacional entre a CAPES, a Sealf, a Universidade do Porto , o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAB).
Ana Sucena, coordenadora do Centro de Investigação e Intervenção na Leitura do IPP, vê com “muito entusiasmo os programas de intervenção desenhados e testados em Portugal atravessarem o Atlântico”. Ela explica que a formação aborda, detalhadamente, estratégias de atividades para serem executadas ao longo do ano letivo e partilha “a alegria de abraçar o projeto, em conjunto com os educadores e professores brasileiros, para promover o sucesso escolar e a alfabetização”.
Legenda das imagens:
Imagem 1:
Rui Alves, professor-associado da Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto
(Foto: Divulgação)
Imagem 2:
Ana Sucena, coordenadora do Centro de Investigação e Intervenção na Leitura do Instituto Politécnico do Porto
(Foto: Divulgação)
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES