Notícias
ALFABETIZAÇÃO
Curso ABC: Consciência Fonológica e Conhecimento das Letras
Divulgado nesta segunda-feira, 31, o novo capítulo do Curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) trabalha o tema ‘Consciência Fonológica e Conhecimento das Letras’. A autora da unidade é Ana Cristina Silva, professora do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISP) de Portugal, e especialista na área de aprendizagem da leitura e da escrita.
Ana Cristina define consciência fonológica como a capacidade para analisar e manipular – mover, combinar ou suprimir – os elementos sonoros das palavras orais. Ela explica que há atividades a serem desenvolvidas no ambiente pré-escolar que são essenciais à compreensão e à aprendizagem da leitura e da escrita. Como exemplo a educadora cita tarefas para a percepção de rimas e sílabas, por meio de jogos.
A autora frisa a importância dos educadores se questionarem sobre a dificuldade e os obstáculos no aprendizado da leitura. Nesses casos, a consciência fonológica pode ser uma forma de vencer essas dificuldades em relação à compreensão do princípio alfabético e das letras. “É fundamental que no contexto pré-escolar se façam programas de treino de consciência fonológica, abrangendo as várias atividades referenciadas no capítulo”, orienta.
Curso ABC
Com 20 mil novas vagas abertas, o Curso ABC já conta com 180 mil participantes, entre professores-alfabetizadores e alunos de licenciatura. Os interessados podem se inscrever no Ambiente Virtual do MEC (
Avamec
), a capacitação já é a segunda mais procurada, com 3,7 milhões de acessos. As aulas são oferecidas no próprio Avamec e os alunos terão acesso a todo o conteúdo já disponível.
O Curso ABC é fruto da cooperação internacional entre Brasil e Portugal, a partir da parceria entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e Universidade Aberta de Portugal (UAb).
Legenda das imagens:
Banner e imagem 1: Logotipo do Curso ABC (Foto: MEC)
Imagem 2: Ana Cristina Silva, autora do capítulo, especialista na área de aprendizagem da leitura e da escrita (Foto: Divulgação vídeo YouTube)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES