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CAPACITAÇÃO
Curso ABC chega à metade do conteúdo teórico
O curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) atingiu a metade do conteúdo teórico previsto. O marco se deu na Parte B dos Manuais ABC , que abordou a Literacia Emergente. Essa etapa teve cinco capítulos que trataram de literacia emergente nos contextos familiar e no jardim de infância, desenvolvimento do vocabulário, aprendizado da escrita , consciência fonológica e o conhecimento das tetras.
Anteriormente, a Parte A do curso havia apresentado as noções fundamentais da alfabetização, em seis temas que abordaram políticas de leitura, som e linguagem, neurocognição, fonologia e ortografia do Português do Brasil, ensino e aprendizagem da leitura, seus fundamentos e aplicações e o modelo RTI na alfabetização.
Iasnaia Poliana Costa, professora da educação infantil há 19 em Goiás e aluna do Curso ABC, conta que a formação tirou muitas de suas dúvidas e lhe trouxe novidades sobre alfabetização: “estou encantada com tantos novos conhecimentos e estarei preparada para contribuir com todas essas informações preciosas”. Ela ainda agradece a oportunidade de todos os dias aprender algo novo.
A capacitação é destinada a professores-alfabetizadores e alunos de licenciatura e já conta com 185.158 inscritos, em todas as regiões do Brasil: 45% dos alunos são do sudeste, 20% do nordeste, 13% do centro-oeste, 12% do sul e 9% do norte, além dos cursistas que não apontaram seu estado de origem. Devido à grande procura, 20 mil novas oportunidades foram abertas. Os interessados podem se inscrever no Ambiente Virtual do MEC ( Avamec ), onde as aulas são oferecidas, e terão acesso a todo o conteúdo já entregue.
Curso ABC
A formação é fruto da cooperação internacional entre Brasil e Portugal, por meio da parceria entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas: Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).
Legenda das imagens:
Banner e imagem 1: Logotipo do curso
on-line
Alfabetização Baseada na Ciência - ABC (Foto: MEC)
Imagem 2:
Iasnaia Poliana Costa, professora da educação infantil em Caldas Novas/GO
(Foto: Arquivo pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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