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ALFABETIZAÇÃO
Curso ABC: a caligrafia no aprendizado da escrita
‘A Caligrafia como alavanca do desenvolvimento da escrita’. Esse é o tema do novo capítulo do Curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), escrito por Rui Alves, professor da Universidade do Porto (Portugal), e Mariana Silva, psicóloga da mesma instituição.
Os autores destacam a importância de caligrafia como integradora do gesto motor com o conhecimento ortográfico e apontam seus benefícios no desenvolvimento da literacia. A unidade também traz sugestões para que os professores incentivem a entrada das crianças no mundo da linguagem escrita.
Rui Alves é supervisor do material ‘Alfabetização Baseada na Ciência: Manual do Curso ABC’, que reúne parte do conteúdo do Curso. No atual capítulo, ele aponta cinco razões para valorizar a escrita: “a caligrafia promove a leitura e a qualidade textual, favorece o funcionamento eficiente da mente, aumenta a motivação para a escrita e estimula a individualidade”.
Já Mariana Silva orienta os professores sobre a condução da rotina em sala de aula, uma vez que “dominar a caligrafia é essencial para os alunos e, quando se começa a escrever, a caligrafia ocupa toda a atenção das crianças”.
Curso ABC
Resultado da parceria entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e Universidade Aberta de Portugal (UAb), o
Curso ABC
é parte do Programa Tempo de Aprender. Com mais de sete milhões de visitas, é a formação mais acessada no Ambiente Virtual do MEC (
Avamec
).
Legenda das imagens:
Banner: Imagem inicial do curso (Foto: Divulgação)
Imagem 1:
Rui Alves é supervisor do manual teórico do Curso ABC e um dos autores do atual capítulo
(Foto: Divulgação)
Imagem 2:
Mariana Silva orienta os professores sobre rotinas em sala de aula que podem ajudar os alunos na automatização da caligrafia
(Foto: Divulgação)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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