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AVALIAÇÃO
CTC-ES começa a analisar propostas de cursos novos
O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior ( CTC-ES ) deu início nesta segunda-feira, 22 de maio, à análise de cerca de mil propostas de cursos novos. A abertura da reunião, que segue até sexta, 26, ainda contou com o aval dos conselheiros para fusões de programas de pós-graduação (PPG) e uma explicação sobre o cenário da concessão de recursos para custeio .
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, disse na abertura do encontro que as atividades do colegiado constituem-se num dos pilares da Fundação “que é a avaliação pelos pares” e afirmou: “Temos a tarefa, bastante árdua, de reconstruir todo o processo de avaliação”. Ao longo desta semana e durante a próxima reunião do grupo, em junho, os conselheiros trabalharão com uma demanda represada desde 2019, último ano de submissão de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), cujo prazo avançou por 2022, chegando a janeiro deste ano.
“Temos uma longa pauta, em especial por causa da APCN”, ressaltou Paulo Santos, diretor de Avaliação da CAPES. Antes dos cursos novos, os conselheiros analisaram fusões de PPG, todos com notas entre 3 e 6, e os pedidos de mudança de modalidade. Todas as solicitações foram aprovadas, assim como a minuta final da do regimento do CTC-ES, que deve ser publicado nos próximos dias.
Outra diretoria da Fundação, a de Programas e Bolsas no País, também participou da reunião para explicar o que mudou neste ano para os recursos de custeio. “Foi possível ter um aumento do valor per capita do custeio. Havia uma diferença entre os Colégios, que igualamos. Outra questão alcançada foi subir o piso mínimo, de R$5 mil para R$20 mil”, comentou o diretor Laerte Ferreira.
Em abril, a CAPES aumentou para R$225 milhões os recursos de custeio para a pós-graduação em 2023. A quantia representa um crescimento de 26,1% (ou R$47 milhões) em relação a 2022. O aumento veio com os recursos obtidos pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, mas o desafio continua. Com R$5,5 bilhões, as contas da Fundação atingiram o maior patamar dos últimos sete anos, mas a intenção é aumentar ainda mais o orçamento para a formação qualificada de pessoal.
Denise Carvalho, secretária de Educação Superior do Ministério da Educação MEC), também participou do evento. A educadora celebrou o aumento nos recursos para custeio e os reajustes nas bolsas : “A história de sucesso da CAPES nesses mais de 70 anos significa a história de sucesso do nosso País, o desenvolvimento do nosso País”.
Sobre o CTC-ES
O CTC-ES é o colegiado da CAPES que delibera sobre as atividades de avaliação da pós-graduação, como as propostas de cursos novos (APCN) e a avaliação de permanência dos programas de pós-graduação. O Conselho também colabora na elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e propõe estudos e diretrizes para o aprimoramento das atividades da Fundação.
Legenda das imagens:
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Conselho Técnico-Científico da Educação Superior começou a analisar propostas de cursos novos nesta segunda, 22
(Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
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