Notícias
REUNIÃO ORDINÁRIA
Conselho retoma debate sobre o aperfeiçoamento da avaliação
O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) realiza entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março a 227ª reunião ordinária, na sede da CAPES, em Brasília. Este é o primeiro encontro do colegiado com a presença de Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES. No primeiro dia de debates, o grupo analisou alterações solicitadas pelos Programas de Pós-graduação (PPG) e deliberou sobre propostas de cursos novos (APCN). Durante a semana haverá, ainda, apresentação sobre o Seminário de Meio-Termo e discussão sobre a avaliação de APCN.
Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, ressaltou a importância de se repensar as metas da pós-graduação dentro do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). A gestora salientou a consolidação do Sistema Nacional de Pós-Graduação ponderando como desafios “aumentar o número de pesquisadores e doutores e o financiamento da pós-graduação” para mudar a realidade brasileira, que está abaixo da média da OCDE em proporção de doutores.
A presidente falou, ainda, sobre temas pontuados pelo colegiado como o aperfeiçoamento do processo de avaliação da pós-graduação, o reajuste de taxas para bolsistas conseguirem o visto de permanência em País estrangeiro e o trabalho da CAPES para a transição do modelo de publicação de artigos para acesso aberto. Além disso, enfatizou a necessidade de se construir uma pós-graduação que garanta a inclusão e a permanência de pesquisadores brasileiros no ensino superior.
O grupo desejou boas-vindas à gestora, destacando o trabalho realizado por Denise enquanto reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e secretária de Educação Superior do Ministério da Educação.
Sobre o CTC – ES
O CTC-ES é o colegiado da CAPES que delibera sobre as atividades de avaliação da pós-graduação, como as propostas de cursos novos (APCN) e a avaliação de permanência dos programas de pós-graduação. O Conselho também propõe estudos e diretrizes para o aprimoramento das atividades da Fundação. É composto por três diretores da CAPES, 18 representantes da comunidade acadêmica, eleitos entre os 50 coordenadores das áreas de avaliação, e os presidentes da Associação Nacional do Pós-Graduandos (ANPG) e do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES