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Começa a análise de projetos para formação de professores
Ao longo dos próximos dez dias, comissão irá selecionar projetos apresentados por 302 instituições para o Pibid e Residência Pedagógica.
Para selecionar os projetos dos programas Residência Pedagógica e Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ( PIBID ), a CAPES começou nesta segunda-feira, 06, os trabalhos da comissão de especialistas responsável pela análise das 564 propostas apresentadas por 302 instituições de ensino superior. Os escolhidos farão a formação de 60 mil professores da educação básica.
O Pibid e o Residência Pedagógica vão oferecer, cada um, 30.096 bolsas. Na etapa atual, técnicos da CAPES e consultores temporários analisarão, em webconferências, durante dez dias, as propostas recebidas, dentre as quais selecionarão 250 projetos para cada programa. Os 500 projetos escolhidos devem ser divulgados a partir de 16 de abril e as atividades têm previsão de início a partir de junho deste ano, com duração de até 18 meses.
Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica da CAPES, destaca que este ano 60% das vagas serão reservadas para os cursos de pedagogia, matemática, língua portuguesa e ciências naturais. “É onde temos o maior déficit de formação de professores”, informa. Ele destaca ainda a capilaridade dos programas, que chegam a 4,2 mil escolas de 1,4 mil municípios. “Esse é o nosso interesse: levar a formação prática às escolas e aos professores de todo o Brasil.”
O Residência Pedagógica é uma das ações da CAPES que integra a Política Nacional de Formação de Professores, por meio da vivência prática dos formandos dentro da sala de aula, na segunda metade do curso de Licenciatura. Já o PIBID permite experiência semelhante aos alunos, mas, na primeira parte do curso.
Confira a relação das instituições participantes nos links: Residência Pedagógica e PIBID .
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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