Notícias
CAPES 70 ANOS
COFECUB: a cooperação internacional mais antiga na CAPES
A relação entre a CAPES e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub) é a parceria internacional mais antiga da Fundação. Assinado em 1978, o acordo, ainda vigente, já formou mais de três mil doutores brasileiros, em quase mil projetos conjuntos de pesquisa.
Também do lado francês, o Programa CAPES/Cofecub é uma das mais antigas parcerias acadêmica e científica. A informação é de Olivier Giron, conselheiro de Cooperação e Ação Cultural adjunto na Embaixada da França no Brasil e membro do Comitê Diretor do Cofecub desde 2002. Ele conta que essa longa relação permitiu que acadêmicos “dos dois países pudessem trabalhar entre pares, para complementarem suas competências e saberes e publicar juntos artigos científicos de alta qualidade”.
O Programa CAPES/Cofecub incentiva o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos do Brasil e da França. Pela parceria, são ofertadas bolsas nas modalidades doutorado-sanduíche, pós-doutorado, Professor-visitante Júnior e Professor-visitante Sênior.
Rede
O
Programa CAPES/Cofecub
permitiu, em 1992, a criação de uma rede de pesquisa e formação de pessoal reunindo diversas instituições brasileiras e francesas. Jaime Santana, diretor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB), é coordenador deste núcleo, junto com Philippe Grellier, do Museu de História Natural de Paris. Ele explica que a ação hoje está consolidada e “vem crescendo, não apenas em número de participantes, mas também em excelência”.
A Rede BR-FR já contribuiu para a formação acadêmica de vários membros da atual equipe, em ambos os países, entre mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de cotutela. Santana conta que, entre 1992 e 2021, o grupo publicou 35 artigos em revistas de alto impacto internacional. Para ele, “o sucesso da ciência brasileira e das parcerias internacionais passa pela CAPES” e toda a política da Fundação tem “alto impacto na ciência brasileira, o que é fundamental para a formação diversa e qualificada de pessoal”.
Legendas das imagens:
Banner:
Arte criada em comemoração ao 70 anos da CAPES
(CCS/CAPES)
Imagem 1:
Olivier Giron, conselheiro de cooperação e ação cultural adjunto na Embaixada da França no Brasil
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 2:
Jaime Santana, diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UnB
(Foto: Arquivo pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES