Notícias
CNPq comemora 60 anos
Na noite desta quarta-feira, 27, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) comemorou 60 anos com solenidade realizada no Teatro Nacional, em Brasília.
Estiveram presentes o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, a ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), os presidentes do CNPq, Glaucius Oliva, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, da Academia Brasileira de Ciência (ABC), Jacob Palis, e a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader. Entre outras autoridades.
Durante a cerimônia, Aloizio Mercadante falou do momento histórico no qual o CNPq foi criado, após o fim da segunda guerra mundial. "O CNPq, assim como a Capes – instituição gêmea, que também comemora neste período seus 60 anos, e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), nasceram com uma visão de futuro. Não imaginávamos ter que investir fortemente na formação de pessoas para alcançarmos o desenvolvimento. E foi o que essas instituições fizeram." O ministro da C&T também falou que o CNPq e Capes estão cada vez mais alcançando o objetivo de acabar com a sobreposição de ações, por meio de trabalho conjunto entre as agências.
Os ex-presidentes do CNPq foram homenageados; foi lançado o 1º Prêmio Fotografia, Ciência e Arte, que terá inscrições abertas no período de 2 de junho a 18 de agosto; e servidores com 25 anos de casa receberam a homenagem "A Prata da Casa".
Também durante a solenidade foram entregues os prêmios a Pesquisadores Eméritos e Menção Especial de Agradecimento. Veja abaixo os agraciados:
Pesquisadores Eméritos
Gabriel Cohn possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1964) e doutorado em Sociologia pela USP (1971). Sua trajetória acadêmica divide-se em duas fases. Na primeira (1965 a 1987) dedicou-se inteiramente à Sociologia, na qual sua atenção passou da análise do desenvolvimento social e político aos fundamentos teóricos. Na segunda (1988-2008) passou a dedicar-se à Ciência Política, com crescente atenção aos problemas da Sociologia Política.
Evando Mirra é formado em Engenharia Mecânica e Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1965, possui vasta experiência nas áreas de transformações de fase nos materiais, interação gás-metal e engenharia de superfícies. Obteve o Doutorado em Ciências em 1972 na Universidade de Paris/Orsay, e trabalhou na École des Mines de Paris e no Centre de Recherches Nucléaires de Saclay, sobre evoluções estruturais e propriedades mecânicas dos metais de estrutura hexagonal-compacta.
Zilton de Araújo Andrade diplomou-se em Medicina em 1950, pela Faculdade de Medicina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Entre 1951 a 1953 fez treinamento como Residente no Departamento de Patologia da Universidade de Tulane, na cidade de Nova Orleans, USA. Em 1956, obteve título de doutor pelo Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Foi Pesquisador Visitante (1961) no Hospital Mount Sinai Hospital e Professor Visitante (1971) da Cornell University Medical College, ambos em New York, e Pesquisador Titular da FIOCRUZ, no período de 1984-1994.
Menção Especial de Agradecimento
A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), criada em 2003, estabelece políticas públicas que contribuem para a melhoria da vida de todas as brasileiras. Percorrendo uma trajetória transversal para enfrentar as desigualdades e diferenças sociais, raciais, sexuais, étnicas e das mulheres deficientes, a SPM tem como principal desafio à incorporação das especificidades das mulheres nas políticas públicas e o estabelecimento das condições necessárias para a sua plena cidadania.
A Fundação Conrado Wessel foi constituída em 1994, a pedido, em testamento, do fotógrafo, cientista e empresário Ubaldo Conrado Augusto Wessel. Seus objetivos são o de incentivar a Arte, a Ciência, a Medicina e a Cultura por meio do Prêmio FCW, considerado no meio acadêmico como o "Nobel Brasileiro". O perfil da Fundação Conrado Wessel se complementa com as doações efetuadas, anualmente, a entidades assistenciais sem fins lucrativos.