Notícias
Cientistas são homenageados em prêmio
A cada edição do Grande Prêmio Capes de Tese, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) homenageia três consagrados cientistas - brasileiros ou erradicados no Brasil - já falecidos, cuja pesquisa se tenha enquadrado no conjunto em que a premiação é concedida. Cada uma das três grandes áreas recebe o nome de um desses cientistas. Na edição de 2008, foram homenageados Maurício Rocha e Silva, Leopoldo Nachbin e Mário Pedrosa.
Conheça um pouco mais de cada um dos homenageados:
Maurício Rocha e Silva (1910-1983) - Médico, farmacêutico e químico, tornou-se um dos cientistas mais brilhantes do país ao descobrir em 1948 a bradicinina, uma potente substância vasodilatadora utilizada em medicamentos de controle da hipertensão. Foi também o responsável pela organização da pós-graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.
Leopoldo Nachbin (1922-1993) - Matemático brasileiro mais representativo no mundo, Nachbin é reconhecido internacionalmente por seus trabalhos pioneiros. Sua primeira publicação foi aos 19 anos de idade, concluindo, ao longo de sua vida, quatro livros e quase cem artigos publicados no exterior. Foi também professor visitante em diversas unidades européias e americanas e ficou famoso por seus estudos em holomorfia em espaços infinitos, utilizada nos cálculos integrais e tendo ampla aplicação na engenharia, química, física e matemática aplicada.
Mário Pedrosa (1900- 1981) - Professor, jornalista e crítico de arte, teve intensa vida política. Após ser exilado em 1937, trabalhou no Museu de Arte Moderna em Nova Iorque e publicou estudo sobre o pintor Cândido Portinari em evento na Biblioteca do Congresso em Washington. Voltou ao Brasil em 1945 para participar da luta pela derrubada da ditadura Vargas. Antes de ser novamente exilado em 1971, foi diretor-geral da Bienal Internacional de São Paulo, em 1961, e diretor do Museu de Arte Moderna em São Paulo entre 1961 e 1963. Além disso, fez parte do comitê para reconstrução do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, após o incêndio em 1978. Atualmente, sua rica biblioteca faz parte do acervo da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.
Para representar os homenageados, estarão presentes na solenidade: Mauricio Rocha e Silva, filho de Maurício Rocha e Silva; André Nachbin, filho de Leopoldo Nachbin e Marcos Pedrosa Martins De Almeida, neto de Mário Pedrosa.
Prêmio - O Grande Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com o objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) considerando os quesitos originalidade e qualidade. Confira os vencedores do Grande Prêmio Capes de Tese . A premiação deste ano acontece na próxima quarta, 22, no edifício-sede da Capes em Brasília.