Notícias
QUADRIENAL
Ciências da Saúde: da pandemia aos resultados
Os trabalhos da Grande Área de Ciências da Saúde envolvem nove áreas de avaliação: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina (subdividida em três), Nutrição, Odontologia e Saúde Coletiva. Em 2020, mais de 45,5 mil alunos estavam matriculados em 721 programas de doutorado ou mestrado, nas modalidades acadêmica ou profissional.
As coordenadoras Silvia Guterres, de Farmácia, Denise de Freitas, de Medicina III, e Josefina Bressan, de Nutrição, das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de São Paulo (Unifesp) e de Viçosa (UFV), respectivamente, demonstram satisfação pela continuidade das atividades em meio à pandemia de COVID-19. O problema sanitário global afetou não só a Quadrienal , mas tornou-se um tema central das pesquisas da Grande Área nos últimos dois anos.
Seu otimismo com relação ao processo avaliativo atual vai além e elas destacam o cuidado com a preparação dos participantes. “Na área da Farmácia trabalharemos na Reunião Quadrienal com o mesmo grupo de consultores que realizou a Avaliação Qualitativa. Dessa forma, a equipe está treinada e integrada, o que é um ponto muito positivo”, afirma Silvia Guterres (UFRGS).
A Avaliação Qualitativa, novidade da Quadrienal, também mereceu a menção da área de Medicina III, no entendimento de Denise de Freitas. “Por exemplo, uma pesquisa que mudou uma política pública de saúde no Brasil recebeu tanto valor quanto uma publicação em uma revista de impacto”, pontuou a professora da Unifesp.
No tocante à produção intelectual, houve um incremento notável. “Ao longo do quadriênio houve aumento expressivo da produção intelectual dos programas com coautoria de discentes ou egressos”, percebeu a professora Silvia na área de Farmácia. Essa constatação também ocorreu na área de Nutrição, conforme a percepção da professora Josefina Bressan (UFV). Mesmo com os enormes obstáculos impostos pela pandemia de COVID-19, a área de Ciências da Saúde mostrou perseverança e conseguiu chegar mais forte ao final à Quadrienal. Os resultados mostrarão a evolução dessa Grande Área, fundamental para o desenvolvimento social brasileiro.
Legenda das imagens:
Banner e imagens dentro da matéria: Prints da tela durante a reunião (Foto: Divulgação)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES