Notícias
NEMATOLOGIA
Ciência usa genética contra parasitas de plantas
Valdeir Junio Vaz Moreira pode ter encontrado um novo caminho para combater pragas parasitas, chamadas nematoides, em plantas como algodão e soja. Bioquímico e aluno do Programa de Biologia Molecular da Universidade de Brasília (UnB), ele desenvolve sua pesquisa em um doutorado-sanduíche no Institut National de la Recherche Agronomique (INRAe), na França, com bolsa do Programa CAPES-Cofecub .
Sua estratégia tem sido aplicar a engenharia genética, com ênfase na tecnologia do RNAi. Os experimentos estão sendo desenvolvidos na UnB, na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e INRAe, sob a supervisão da professora Maria Fátima Grossi de Sá (Embrapa), com cosupervisão de Janice de Almeida Engler (INRAe).
“Utilizamos a tecnologia do RNA de interferência para o silenciamento do gene Minc03328 e outros candidatos deste patógeno e verificamos grandes níveis de resistência em planta-modelo”, comemora. Ele acredita que, muito em breve, essa estratégia possa ser usada na cultura de soja e algodão geneticamente modificados. Os resultados de suas pesquisas são promissores e os dados podem ser consultados na revista PLANTA, Volume 255, edição 2, ou pelo link https://doi.org/10.1007/s00425-022-03823-4 .
Com suas pesquisas, Valdeir Moreira conquistou o 1º lugar em dois concursos: no Talento Estudantil na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, e no 10° Simpósio de Biologia Molecular pela Universidade de Brasília, além de ser agraciado com o Prêmio de Melhor Pôster na área de manejo de nematoides na agricultura no Seventh International Congress of Nematology (ICN2022) .
Programa CAPES-COFECUB
Parceria com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub), o
programa
seleciona projetos conjuntos de pesquisa para incentivar o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos dos dois países.
Legenda das imagens:
Banner e imagem 1:
Valdeir Junio Vaz Moreira é estudante de doutorado do Programa de Biologia Molecular da Universidade de Brasília - UnB
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 2:
Pesquisador foi agraciado com o Prêmio de Melhor Pôster na área de manejo de nematoides na agricultura no Seventh International Congress of Nematology - ICN2022
(Foto: Arquivo pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES