Notícias
Ciência é 10!: coordenadores iniciam sua capacitação
Professores de ciências de todas as regiões do país poderão se inscrever, a partir de setembro, nos processos seletivos do programa Ciência é 10! ( C10! ), especialização voltada àqueles que lecionam a disciplina no segundo ciclo do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Para definir as estratégias relativas à organização do curso, representantes de instituições de ensino superior participam de uma capacitação de dois dias, 26 e 27/8, na Universidade de Brasília ( UnB ).
Na abertura, nesta segunda-feira, os participantes conheceram o histórico do Programa e seus principais objetivos antes de iniciarem os debates sobre o cronograma de implementação. “É um momento muito importante e único, exatamente para que os responsáveis pelas equipes que vão aplicar o curso possam ter uma ideia geral sobre a estrutura e as metodologias que o curso tem” ressalta Ducinei Garcia, professora titular do departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos ( UFSCar ) e integrante do comitê técnico de avaliação pedagógica do C10!.
“A parte tecnológica já está toda pronta. A questão mais importante agora é a ambientação dos professores a esse novo instrumental tecnológico, que faz com que o programa tenha uma dinâmica diferenciada”, destaca Luiz Lira, coordenador-geral de Programas e Cursos em Ensino a Distância da CAPES. O curso, oferecido na modalidade de ensino a distância, será dividido em três módulos, com uma carga total de 480 horas. O início das aulas está previsto para fevereiro de 2020.
C10!
O Ciência é 10! integra o Programa Ciência na Escola, que engloba ações dos Ministérios da Educação ( MEC ) e Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações ( MCTIC ), além do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( CNPq ). A iniciativa pretende melhorar a qualidade das aulas de ciências nas escolas públicas.
O C10! é um dos diversos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema gerido pela CAPES para integrar e articular as universidades públicas com os governos municipais, estaduais e federal por meio da modalidade de ensino a distância. A oferta de vagas da UAB é voltada, prioritariamente, aos professores da rede de educação básica.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES