Notícias
Cerimônia de entrega do Prêmio acontece em Brasília
Os agraciados com o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade – Edição 2014 participaram nesta segunda-feira, 11, da cerimônia de entrega que aconteceu no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília. O presidente substituto e presidente da Comissão de Prêmios da Capes, Lívio Amaral, representando o presidente da Capes, Carlos Afonso Nobre, reconheceu o esforço do ex-presidente da Coordenação, Jorge Almeida Guimarães, pela inspiração, vontade e persistência no estabelecimento de premiações na Fundação. "A implementação de prêmios faz com que tenhamos, no país, momentos para conhecermos e valorizarmos estes estudantes, professores e pesquisadores."
Lívio citou também o Prêmio Capes de Tese e o Prêmio Capes-Interfarma como parcerias de sucesso para valorização da academia. "Que possamos ainda fazer mais parcerias, pois são muitos aqueles que merecem reconhecimento pelo trabalho, esforço e dedicação para produzir riquezas para esse país. Estamos vivendo a era da sociedade do conhecimento, precisamos muito dessas pessoas atuando na academia."
Para finalizar, agradeceu não só aos premiados pelos trabalhos desenvolvidos, mas também aos familiares, peças fundamentais durante a execução dos estudos. "Cada familiar foi fundamental para que os premiados fizessem não só uma tese ou uma dissertação, mas que as fizessem tão boas a ponto de serem consideradas as melhores entre as inscritas. Se os autores foram capazes de fazer um excelente trabalho, foi também por terem uma estrutura familiar que os apoiasse."
O diretor do Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável, Luiz Eugênio de Mello, ressaltou a importância da ciência para a execução de trabalhos de forma sustentável. Por isso ressaltou a importância da premiação a autores que estudam o tema. "É fundamental o incentivo ao desenvolvimento do conhecimento. As parcerias entre empresas e agências como a Capes, o CNPq são muito eficientes."
Também entregaram os prêmios o gerente de Parcerias e Recursos da Diretoria de Inovação da Vale S.A. e ex-presidente da Capes, Sandoval Carneiro Junior, e o membro do Conselho Superior da Capes, Arlindo Philippi Jr.
Prêmio Vale-Capes
O
Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade
foi criado inicialmente a partir de parceria firmada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada em 2012. A primeira edição teve cerimônia de entrega em
Belém
, em 2013, e a premiação da segunda edição foi realizada na cidade do
Rio de Janeiro
, em 2014.
O Prêmio é uma parceria entre a Capes e a Vale S. A., firmada com o objetivo de identificar, divulgar e premiar trabalhos que apresentem ideias inovadoras com potencial para transformação em produto ou processo e também promover o reconhecimento da atividade científica e tecnológica em áreas temáticas que versem sobre o desenvolvimento sustentável e, em especial sobre tecnologia socioambiental, tais como Processos eficientes para redução do consumo da água e energia; Aproveitamento e reaproveitamento de resíduos ou rejeitos; Redução de gases do efeito estufa (GEE); e Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate a pobreza.
O Prêmio é constituído por Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de Teses de Doutorado e Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de Dissertações de Mestrado, e é outorgado às teses e dissertações aprovadas nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação.
Nesta terceira edição, de 2014, foram protocoladas 127 inscrições, sendo 37 teses de doutorado e 90 de dissertações de mestrado, apresentadas e defendidas em 2013 em 56 instituições de todo o Brasil. Dentro dos critérios de premiação, originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e inovação, a seleção foi feita por consultores da comunidade acadêmica indicados pela Vale S.A., pelos coordenadores de área da Capes e pela Diretoria de Avaliação da Capes.
(Natália Morato)