Notícias
3º Diálogo Brasil-Alemanha tem como tema principal a matemática
Acontece, de 30 de setembro a 1º de outubro, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, o 3º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação, promovido pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP), um dos cinco do gênero existentes no mundo (os outros ficam Moscou, Nova Déli, Nova York e Tóquio). Nesta edição, a matemática é o foco principal da programação, que inclui palestras, discussões e publicações. A abertura será feita pelo premiado matemático alemão Günter M. Ziegler, professor e pesquisador da Freie Universität Berlin.
O Diálogo será dividido em dois painéis. O primeiro, intitulado "Dynamical Phenomena in Complex Networks", tem como ponto de partida a investigação de fenômenos da natureza, como o clima e o sistema neurológico do ser humano, por meio de sistemas complexos interdisciplinares. Durantes as palestras serão apresentadas pesquisas de um grupo teuto-brasileiro formado por físicos, matemáticos, biólogos, climatologistas e geólogos s e fomentado pela Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Já no painel "Equações para uma matemática atraente", os palestrantes apresentam propostas inovadoras e medidas com o propósito de aumentar o interesse dos alunos pela matemática - um dos maiores desafios para pesquisadores alemães e brasileiros. Os métodos ainda tendem a estimular a formação de jovens e suprir a escassez de mão de obra nas áreas da matemática, informática, ciências naturais e tecnológicas.
Entre os participantes, estão Brigitte Lutz-Westphal, da Freie Universität Berlin, e Jürgen Kurths, da Humboldt-Universität Berlin e do Potsdam Institute for Climate Research. Entre os representantes do Brasil, destaca-se as presenças de Ricardo Karam, que atualmente conta com bolsa de pesquisa na Universität Hamburg, José Antonio Marengo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e de Marcelo Viana da Silva, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e Sociedade Brasileira de Matemática.
As inscrições, que devem ser efetuadas através do site da DWIH-SP, são gratuitas e voltadas para cientistas, professores, estudantes – sobretudo - de pós-graduação, e gestores de ensino, além de profissionais de inovação e representantes de empresas.
(Com informações do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo)