Notícias
Cátedras Rio Branco selecionam dois pesquisadores para universidades inglesas
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta segunda-feira, 23, os resultados das Cátedras Rio Branco em Relações Internacionais no King's College London e com a Universidade de Oxford.
Para o King's College London, o selecionado foi o pesquisador Jaime Ginzburg, da Universidade de São Paulo (USP) com o projeto "Culture and Violence: Politics and Society in Contemporary Brazilian and British Film". Na cátedra da Universidade de Oxford, o pesquisador Marcelo de Almeida Medeiros da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi escolhido com o trabalho "Integração Regional, Política Externa e Relações Executivo/Legislativo. O Brasil no MERCOSUL e a França na União Europeia (Brasil: Nova Potência do Século XXI?)".
O objetivo das Cátedras Rio Branco é ampliar o conhecimento e a compreensão do país, por meio da análise da função desempenhada pelo Brasil no cenário mundial e das posições adotadas pelo país em temas globais. Para isso, envia pesquisadores, intelectuais e formuladores de políticas públicas universidades inglesas, proporcionando ambiente propício para permitir o desenvolvimento do estudo acadêmico a respeito do Brasil e das questões e problemas internacionais sob a ótica brasileira.
Os candidatos selecionados serão admitidos como membros das instituições inglesas e de uma de suas faculdades, assim terão acesso às bibliotecas da universidade e disponibilizada sala de trabalho no Centro Latino Americano ou no Brazil Institute. Além disso, entre os benefícios estão previstos bolsa mensal no valor de £ 3500,00, auxílio instalação e seguro saúde.
Acesse o resultado: King's College London e Universidade de Oxford.