Notícias
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Casa do Brasil na França celebra 65 anos
A Casa do Brasil na França celebrará 65 anos em 19 de junho. A comemoração será na Sala Lucio Costa e marca o lançamento da agenda de atividades do Ano do Brasil na França e da França no Brasil, entre maio e dezembro de 2025. A programação dos eventos festivos, prevista para maio e junho, inclui seminários, performances teatrais, festival de música e culinária e um debate sobre a literatura brasileira.
Um dia antes do evento oficial, um tema que une ambos os países, a aviação, será debatido em seminário organizado pela Universidade de Brasília (UnB) e a SAFRAN Aircraft Engines, às 19h30 (14h30 do Brasil). No dia 19, será realizada a solenidade entre os presidentes Lula da Silva, do Brasil, e Emmanuel Macron, da França, para estreitar as relações entre os países. O Ano do Brasil na França e da França no Brasil vem 20 anos depois da primeira edição, realizada em 2005, durante o primeiro mandato de Lula, e celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os países.
A programação de aniversário segue por alguns dias.
De 24 a 25 de junho, das 16h às 20h (horário da França): Universidades Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Federal de Santa Catarina (UFSC) e Sorbonne, da França, discutirão a circulação da literatura brasileira na França.
26 de junho, das 16h às 20h (horário da França): Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e as francesas Université de Caen e École des Hautes Études en Sciences Sociales, com apresentação do pesquisador Rodrigo Bordigno, da UFSC, debaterão a sociologia e os sociólogos brasileiros, a escolaridade, integração institucional e investimentos intelectuais entre 1980 e 2016 no Brasil.
27 de junho, das 9h às 16h (horário da França): Universidade de Brasília (UnB) e Université de Rouen-Normandie, França, promovem reflexão acerca da parentalidade vulnerável.
Outros eventos:
A Casa do Brasil na França também divulgou uma programação, para além da de aniversário, a ocorrer entre os meses de maio e junho:
23 de maio: Universidade de Brasília (UnB), Centro Universitário de Brasília (CeUB) e Sorbonne Université conduzem seminário que compara a formação em Direito no Brasil e na França.
24 de maio: Festival de música e culinária brasileiras.
29 de maio: Universidade de São Paulo (USP) e o Centre Nationale de la Recherche Scientifique (França) debaterão o planejamento urbano das metrópoles da América Latina e de Paris.
4 de junho: Peça teatral sobre o mundo do trabalho e os impactos das atividades profissionais para a saúde mental (assista a um teaser aqui).
12 de junho: Debate sobre mídia e democracia, com o caso do impeachment de Dilma Rousseff em destaque.
16 de junho: Festival Movimentos, de artes cênicas, na Casa de Portugal – André de Gouveia, com parceria da Casa do Brasil na França.
19 de junho: Casa de Portugal – André de Gouveia, apresenta o primeiro dia do evento Auroras – Havemos de amanhecer, que destaca as histórias da brasileira Aurora Maria Nascimento Furtado e da portuguesa Aurora Rosa Salvador Rodrigues, símbolos femininos de resistência às ditaduras em seus países.
20 de junho: Casa do Brasil na França recebe o segundo dia do evento Auroras – Havemos de amanhecer.
Sobre a Casa do Brasil na França
A Casa do Brasil na França foi construída na Cidade Internacional Universitária de Paris a partir de um projeto conjunto do arquiteto brasileiro Lúcio Costa, e seu colega francês Le Corbusier. Inaugurado em 1959, o edifício é tombado pelo Patrimônio Histórico da França. O local oferece apoio e moradia a estudantes e pesquisadores brasileiros e abriga, permanentemente, pelo menos 120 alunos que desenvolvem pesquisas em instituições parisienses.
A instituição tem por função divulgar a cultura brasileira entre os mais de 100 países representados na Cidade Universitária por meio de conferências, concertos e exposições, além do financiamento de estudos de pós-graduação. O local recebe visitas de pessoas do mundo inteiro e é tema de teses nas áreas de Arquitetura e História da Arte.
Confira a programação com detalhes aqui.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES