Notícias
AMÉRICA LATINA E CARIBE
Carta da CRES+5 cita pleno acesso à educação superior
O documento, lido por Manuella Mirella, presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), em português, e Miguel Rojas, presidente da Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes (Oclae), em espanhol, enfatiza o conceito da educação superior como um “bem público, não uma mercadoria”. A leitura da versão final da carta foi sucedida pela apresentação das metas para os 12 eixos temáticos da Conferência.
Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, destacou o impacto da COVID-19 nos sistemas de ensino da região, observou que o Brasil precisa manter relações contínuas com o Sul global e ressaltou o avanço do uso de tecnologias na Educação, mencionando dois pontos como principais: “Precisamos assegurar o acesso e a permanência das populações da região à educação superior”. O documento cita o dever dos países de garantirem o “pleno acesso” à educação por “setores empobrecidos”.
Compuseram a plateia representantes de governos, estudantes e instituições ligadas à educação superior na América Latina e no Caribe. Já a mesa de encerramento, além de Denise, Manuella e Miguel, contou com Alexandre Brasil, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Rui Oppermann, diretor de Relações Internacionais da CAPES, Francesc Pedró, diretor do Instituto Internacional da Unesco para Educação Superior na América Latina e no Caribe (Unesco Iesalc), Luiz Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Márcia Abrahão, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Oscar Domínguez, presidente do Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces), Marcelo Di Stefano, secretário-executivo da Confederação dos Trabalhadores das Universidades das Américas (Contua), Vinícius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), e Amanda Harumy, presidente da Oclae no Brasil.
A III Conferência Regional de Educação Superior, realizada em Córdoba, Argentina, em junho de 2018, adotou uma Declaração e um Plano de Ação 2018-2028. Após a Conferência Mundial de Educação Superior, em 2022, os atores de educação superior da região avaliaram a necessidade de realizar uma reunião de acompanhamento da III CRES.
A concretização dessa decisão se deu nos últimos dias, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A CRES+5, realizada de quarta-feira, 13 de março, até esta sexta, 15, definiu os principais pontos da educação superior a serem debatidos na CRES 2028.
Os 12 eixos temáticos tratam de assuntos variados que envolvem a educação superior da América Latina e do Caribe:
- Educação superior como parte do sistema educacional;
- Educação superior, diversidade cultural e interculturalidade;
- Educação superior, internacionalização e integração regional;
- O papel da educação superior diante dos desafios sociais;
- A pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motores do desenvolvimento humano, social e econômico;
- O papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável;
- Trabalho decente e condições de vida dos atores da educação superior;
- O impacto da COVID-19 na educação superior;
- Inclusão, diversidade e o papel da mulher na educação superior;
- Financiamento e governança;
- A autonomia das instituições de educação superior;
- O futuro da educação superior.
Leia aqui a declaração da CRES+5 em português e espanhol.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES.