Notícias
Capes WebTV recebe primeiras adesões
Instituições federais de ensino superior começam a aderir a uma nova ferramenta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) voltada à comunicação: a Capes WebTV. O sistema, que foi apresentado em setembro a reitores e pró-reitores de pós-graduação, em evento realizado em Brasília, está sendo implantado em 21 instituições que manifestaram oficialmente o interesse pelo uso da ferramenta.
O diretor de Programas e Bolsas no País, Emídio Cantídio de Oliveira, informou que as instituições receberam um comunicado informando sobre o novo projeto e como aderir. Ele informou ainda que instituições estaduais e particulares também receberão, em breve, o mesmo comunicado.
Capes WebTV
A Capes WebTV funciona com um sistema semelhante ao das televisões disponíveis em saguões de aeroportos. O conteúdo é somente visual, ou seja, não há emissão de sons. O sistema será disponibilizado para as instituições de ensino superior (IES) que aderirem à ferramenta. Cada IES será responsável pela compra de monitores acoplados a um computador com acesso à internet. As instituições vão distribuir seus monitores em locais estratégicos nos campi, como restaurantes, bibliotecas e salas de espera.
A Capes oferecerá notícias sobre oportunidades de concursos, editais dos programas da fundação, informações relevantes sobre o funcionamento da Capes, além de informações relacionadas ao Portal de Periódicos. O conteúdo relacionado à Capes é de responsabilidade da agência e de sua área de comunicação, com auxílio da empresa DotLib. A programação, que ficará disponível 24h, também terá uma parcela de conteúdo de cada IES, que será de responsabilidade das assessorias de comunicação e serão transmitidas apenas em suas instituições.
Treinamentos
Além das informações já citadas, será possível, por meio da WebTV, a realização de treinamentos para o uso do Portal de Periódicos. Assim, os interessados poderão receber as instruções nas salas das IES, independentemente da existência de uma turma presencial com equipe de capacitação, como é feito atualmente.
Segundo Celso Carvalho, diretor da DotLib, a Capes e a empresa estão em fase de contato com as equipes técnicas das instituições que já aderiram ao sistema. Após a instalação dos equipamentos pelas IES, haverá o contato com os jornalistas para instruções necessárias sobre como alimentar a ferramenta.
Adesões futuras
As instituições interessadas em aderir ao sistema após o recebimento da comunicação pela Capes devem entrar em contato com a equipe do Portal de Periódicos, que encaminhará o cadastro e termo de compromisso para a IES. Logo em seguida, cada universidade indicará um jornalista responsável e informará o número de monitores que serão disponibilizados nos campi.
O contato do Portal de Periódicos é periodicos@capes.gov.br.