Notícias
DIA DO PROFESSOR
CAPES tem compromisso com a formação de professores
Neste sábado, 15, é comemorado o Dia do Professor e a CAPES reitera seu compromisso com a formação inicial e continuada dos professores - da rede básica à pós-graduação - em todo o País. São diversos Programas que oferecem de licenciaturas, bacharelados e pós-graduações até o uso de novas tecnologias de ensino. Atualmente, cerca de 110 mil mestres e doutores lecionam ou orientam estudantes nos cursos de mestrado e doutorado.
As ações da CAPES envolvem professores em geral, com Programas preparados para atender desde os profissionais da educação básica até os da pós-graduação stricto sensu . O objetivo é qualificar os educadores, contribuindo para reduzir as desigualdades na educação em todo o Brasil.
Uma dessas ferramentas é o Sistema Universidade Aberta do Brasil ( UAB ) que oferece, na modalidade de Educação a Distância (EaD), cursos de graduação e pós-graduação lato sensu no Brasil. Desde 2019, foram abertas 93 mil vagas: 62 mil para licenciatura e 31 mil para especialização.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ( Pibid ) concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino. Nos mesmos moldes do Pibid, mas voltado aos estudantes que se encontram nos dois anos finais do curso, o Programa Residência Pedagógica estimula a articulação entre teoria e prática, em parceria com as redes públicas de educação básica. Em três anos, foram ofertadas 60 mil bolsas em todo o País.
Já no âmbito dos Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica ( ProEB ) foram 13.861 mil vagas garantidas. Ainda na formação continuada está o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ( Parfor ). Nele são oferecidos cursos de licenciatura para professores que trabalham na rede pública de educação básica e não possuem formação específica na disciplina que ensinam. Desde 2019, já foram oferecidas 12 mil oportunidades.
A CAPES possui outras parcerias para qualificar professores, algumas internacionais, como o curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) que ofertou, em três anos de governo, mais de 260 mil vagas virtuais e 100 presenciais. A iniciativa conta com a participação de instituições portuguesas, além da Secretaria de Alfabetização do MEC. Já no Programa Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos EUA ( PDPI ) foram 486 oportunidades.
A Plataforma Avamec também é destaque. O ambiente virtual de aprendizagem, desenvolvido pelo laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTime) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com o MEC, fornece e garante formação e aperfeiçoamento de gestores, professores e profissionais da educação em geral. Antes da pandemia, cerca de 60 mil participantes acessavam cursos na ferramenta. Atualmente, são quase 4 milhões de alunos inscritos em 277 formações on-line gratuitas em diferentes áreas.
Desde 2007, a Fundação trabalha com o compromisso de qualificar professores e melhorar a qualidade do ensino da Educação Básica do Brasil. Para ficar por dentro dos cursos, acesse: https://avamec.mec.gov.br e https://www.gov.br/capes .
Legen
da
da
s imagens:
Imagem
de
ntro matéria: Imagem ilustrativa (Foto: iStock)
A Coor
de
nação
de
Aperfeiçoamento
de
Pessoal
de
Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério
da
Educação (MEC)
(Brasília – Re
da
ção CCS/CAPES)
A reprodução
da
s notícias é autoriza
da
de
s
de
que contenha a assinatura CCS/CAPES