Notícias
DESENVOLVIMENTO
CAPES seleciona projetos em áreas prioritárias dos estados
Setenta e três projetos, de 20 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), constam no resultado final do Edital nº 18/2020 , do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados . A lista está disponível na edição desta sexta-feira, 18 de dezembro, do Diário Oficial da União (DOU).
As regiões Nordeste e Norte apresentaram a maior quantidade de projetos: 29 e 16, respectivamente. Em seguida, vem o Sul — 12. Centro-Oeste e Sudeste fecham a lista, com oito cada. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) estima um financiamento de cerca de 1.800 bolsas. No resultado preliminar , havia dois trabalhos a menos, um no Nordeste e outro no Norte. Com os recursos, porém, ambos conseguiram postos na seleção.
Benedito Aguiar, presidente da CAPES, comenta a inclusão de projetos na fase de recursos. “O resultado preliminar já refletia o trabalho da CAPES pela redução de assimetrias na pós-graduação brasileira, com projetos em locais historicamente menos favorecidos. Agora, mostra também o comprometimento com o diálogo, a transparência e o devido processo legal”, afirma.
Sobre o programa
O
Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação – Parcerias Estratégicas nos Estados
estabelece uma atuação conjunta entre a CAPES e as FAPs, responsáveis por identificar áreas estratégicas em cada unidade da Federação e programas de pós-graduação que sejam emergentes — em funcionamento a partir de 2013 — ou em consolidação — com nota 4 ou menor de forma consecutiva nas últimas avaliações.
A iniciativa tem por objetivo formar profissionais altamente qualificados e incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País, diminuindo, assim, as atuais desigualdades regionais.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES