Notícias
Capes sedia reuniões do Setor Educacional do Mercosul
Na manhã desta quarta-feira, 18, foi realizada no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a primeira reunião da Comissão Regional Coordenadora de Educação Superior (CRC-ES) do Setor Educacional do Mercosul (SEM) desde que o Brasil assumiu a Presidência Pro-Tempore do Mercosul. O país exerce este papel desde 16 de dezembro de 2014 e permanecerá por aproximadamente seis meses. Participaram da reunião representantes dos órgãos educacionais da Bolívia, Venezuela, Uruguai e Equador.
A Diretora de Relações Internacionais da Capes, Denise de Menezes Neddermeyer, abordou em sua fala a importância dos encontros para o estabelecimento de políticas públicas. "Temos uma coleção de temas de interesse mútuo e temos bastantes detalhes a discutir para que as ações necessárias sejam implementadas no futuro", disse.
Representando a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, Denise de Abreu apontou os benefícios da aproximação entre os países na área educacional. "Será uma troca muito importante, na qual teremos a oportunidade de estabelecer um contato mais próximo. Espero que isso possa fortalecer não só o programa Idioma sem Fronteiras, com o ensino da língua espanhola, mas também as relações entre as universidades", afirmou.
A embaixadora da Venezuela, Maria Lourdes Urbaneja Durante, também enfatizou a necessidade da adoção de políticas concretas. "É importante que avancemos no Mercosul, por meio de políticas concretas, na qual nossa união e integração possam ter expressões reais na ciência e tecnologia dos países", acrescentou.
No período de Presidência Pro-Tempore, o Ministério da Educação exerce a presidência do Setor Educacional do Mercosul e parte das reuniões presenciais serão realizadas na Capes.
Gisele Novais