Notícias
Capes sedia 3° Colóquio Saint-Hilaire em Ciências Humanas e Sociais
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior sedia, nos dias 21 e 22 de novembro, o 3° Colóquio do programa Saint-Hilaire , jornada de Cooperação Científica franco-brasileira em ciências humanas e sociais. Nesta edição, com o tema "Políticas Energéticas e Uso do Território no século XXI", o colóquio reúne pesquisadores brasileiros e franceses com o objetivo de valorizar as pesquisas realizadas de forma conjunta.
Na solenidade de abertura do encontro, a diretora de Relações Internacionais da Capes, Denise Neddermeyer, ressaltou o histórico de cooperação entre os países e a influência do pensamento iluminista francês na formação intelectual brasileira. "A França sempre foi um dos principais, senão o principal, país inspirador das nossas lideranças políticas, aliado à nossa tradicional relação de amizade e respeito mútuos. Neste contexto que a Capes espera contribuir para que, nesses dois dias de palestras e conversas, esse espírito de troca de conhecimento se aprofunde ainda mais, permitindo que nossos pesquisadores usufruam da riqueza científica, cultural e educacional de nossas sociedades."
Para o representante da Embaixada da França no Brasil, Jean Paul Rebaud, o programa permite o estreitamento das relações entre especialistas brasileiros e franceses e contribui para melhorar a relação entre os países. "Nosso objetivo com o Saint-Hilaire é aumentar o número, a qualidade e a intensidade desse brasilianismo francês e é por meio de publicações e encontros como esse que contribuiremos para o aumento do conhecimento que a França tem a respeito do Brasil".
Rebaud acrescentou ainda a importância do uso desse conhecimento na relação entre os governos. "Para a França, o conhecimento Brasilianista é essencial porque permite organizar e estruturar nossa relação com o Brasil em todas as áreas: econômica, militar, cultural, científica."
Também participaram da mesa de abertura a coordenadora científica do programa no Brasil, Cornélia Eckert, e o membro do Centre Nationale de la Recherche Scientifique, Hervé Théry. A conferência de abertura do encontro foi realizada pelo diretor do Instituto de Altos Estudos da América Latina, Sébastien Velut, que tratou sobre a transição energética.
Publicações
Após a abertura, foram apresentados dois projetos: "Arte e Vida Social: Pesquisas recentes no Brasil e na França", de Glaucia Kruse e Alain Quemim, e "Escravidão e Subjetividades no Atlântico Luso-brasileiro e Francês", de Hebe Maria Castro e Myriam Cottias. As pesquisas foram realizadas por meio do programa Saint-Hilaire e serão publicadas em forma de livro.
Programa Saint-Hilaire
O programa
Saint-Hilaire
é uma parceria entre a Capes e a Embaixada da França, iniciada em 2010, para apoiar a edição de obras científicas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas sobre as grandes questões que permeiam o Brasil contemporâneo, a fim de valorizar as pesquisas realizadas de forma conjunta e favorecer os intercâmbios científicos e institucionais entre o Brasil e a França.
Gisele Novais