Notícias
Capes recebe visita de ministra da C&T de Angola
A ministra da Ciência e Tecnologia de Angola, Maria Cândida Teixeira, visitou a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na tarde desta terça-feira, 15, para conhecer um pouco mais dos trabalhos da agência e estreitar as relações para futuras cooperações internacionais. Teixeira foi recebida pelo diretor de Relações Internacionais, Sandoval Carneiro Júnior, que apresentou um pouco da história da coordenação e algumas das ações que envolvem parcerias científicas entre Brasil e Angola.
A comitiva angolana demonstrou bastante interesse pelas atividades da Capes. Entre elas, o Portal de Periódicos, que permite o acesso, pelas instituições de todo o país, ao amplo conteúdo científico da ferramenta. "Viemos em presença física para mostrar o nosso interesse nesta cooperação", afirmou a ministra.
Parcerias
Atualmente, a Capes promove em parceria com Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação (PEC-PG), que recebe seis doutorandos angolanos em universidades brasileiras.
Outra experiência de destaque na cooperação entre Brasil e Angola é o mestrado em saúde pública oferecido em parceria com a Fiocruz e com o Itamaraty. O curso é ministrado no país africano e os alunos aprovados para desenvolverem dissertações de mestrado farão parte de suas pesquisas no Brasil, propiciando a eles uma inserção no ambiente laboratorial e acadêmico brasileiro.
Para o coordenador geral de cooperação internacional, Alexandre Silveira, essa parceria é importante, pois dá ao estudante angolano uma experiência internacional. "É importante salientar que não se trata apenas de um curso brasileiro oferecido fora do país, mas de curso de cooperação, construído conjuntamente por docentes de ambos os países", afirmou.
Saiba mais sobre o PEC-PG e sobre o mestrado em Saúde Pública em Angola .