Notícias
EDUCAÇÃO BÁSICA
CAPES realiza Seminário Nacional do Ciência é 10!
A CAPES realizou o Seminário Nacional do Ciência é 10! (C10!), curso de especialização ofertado via Universidade Aberta do Brasil (UAB). O evento reuniu, nos dias 11, 12 e 13 de junho, na sede da Fundação, em Brasília, representantes de instituições participantes e da própria Fundação, além de membros da equipe de consultores ad hoc.
Na abertura do seminário, Marcia Serra, diretora de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, ressaltou o ensino de Ciências como ferramenta no combate à desinformação. “No século 21, a ignorância em relação à ciência começou a ser cultuada em setores do Brasil e do mundo. Com o advento das fake news, o ensino de Ciências virou um imperativo ainda mais forte”, disse a gestora, que lecionou Ciências na rede pública municipal do Rio de Janeiro por dez anos no início da carreira como professora.
O Ciência é 10! é ofertado em 16 instituições de ensino superior, com 2.842 matriculados. Pelo Edital nº 25/2023, serão abertas 5 mil vagas. O curso é voltado prioritariamente para professores da educação básica que lecionam Ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, os chamados anos finais, com o objetivo de promover a valorização da ciência e da educação científica.
Luiz Lira, diretor substituto de Educação a Distância da CAPES, destacou o fato de o curso aliar teoria e prática para formar um educador mais capacitado para o ensino da disciplina. “O C10! É um Programa que prima pelo professor no chão da escola. Tem a questão da investigação, da prática”, afirmou.
O C10! tem módulos on-line com recursos multimídia, atividades práticas, fóruns de discussão e avaliações. A nova oferta do curso será oferecida em mais de 150 polos do Sistema UAB. “O Ciência é 10! é o único curso da UAB que tem uma plataforma única”, observou Carlos Estevam Marcolini, coordenador de Programas, Cursos e Monitoramento em Educação a Distância da CAPES.
Tradicional parceira da CAPES na oferta de cursos de educação a distância, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participou da construção do Ciência é 10! Lígia Tchaicka, coordenadora do Núcleo de Tecnologia para Educação Uemanet/Uema, classificou o seminário como “um momento de construir novos passos e dialogar”. Ducinei Garcia, representante da equipe de consultores ad hoc do C10!, faz parte de “uma realidade de sempre retransformar o que acreditamos ser o avanço de trabalhar com a ciência”.
Sobre o Programa
O Ciência é 10! (C10!) é um curso de especialização promovido pela CAPES para professores da educação básica que lecionam Ciências, prioritariamente, nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental. É realizado na modalidade ensino a distância (EaD) e tem garantia da Fundação e certificação do Ministério da Educação (MEC) junto às instituições de ensino parceiras, que atualmente são 16. O C10! é um dos cursos da Universidade Aberta do Brasil, sistema gerido pela CAPES, que é a maior indutora de educação a distância do governo federal. Através da UAB, professores da educação básica têm acesso a uma formação continuada e de qualidade.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES