Notícias
Capes realiza reunião com novos coordenadores de área
Teve início nesta terça-feira, 9, em Brasília o seminário com os novos coordenadores de área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se de consultores designados para, em um período de três anos, coordenar, planejar e executar as atividades das respectivas áreas junto à Capes, incluindo aquelas relativas à avaliação dos programas de pós-graduação.
Os coordenadores são acadêmicos com reconhecida experiência em ensino e orientação de pós-graduação, pesquisa e inovação. Entre as atribuições, compõem o Conselho técnico Científico da Capes ( CTC-ES ) para deliberar em última instância sobre propostas de cursos novos e notas atribuídas na avaliação periódica dos programas de pós-graduação.
O seminário terá duração de três dias, com apresentações de todas as áreas de avaliação. De acordo com o diretor de Avaliação da Capes, Livio Amaral, o encontro promove uma importante contextualização do panorama da pós-graduação brasileira. "Durante o encontro, iremos nos defrontar com pontos importantes do CTC-ES, trocar ideias de como trabalhar e avançar em pontos estratégicos. Nesses três dias, os coordenadores poderão compreender onde estamos, o que temos que trabalhar e qual a perspectiva para os próximos três anos", afirmou.
O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, destacou o caráter importante dos coordenadores para toda a comunidade científica brasileira. "Até poucos anos (2007), os coordenadores eram chamados de representantes de área, essa mudança na denominação indica o verdadeiro papel dos consultores. Eles são o braço estendido de cada uma de suas comunidades acadêmicas na Capes e quando estão nos seminários, encontros e outras atividades da área, são o braço da avaliação da Capes. O trabalho feito por eles se torna guia para toda comunidade de pós-graduação, ciência e tecnologia", definiu.
Confira a relação de novos coordenadores de área.
Desafios
Entre os principais desafios elencados pelo presidente para os próximos anos estão, o crescimento ordenado da pós-graduação, o critério com a abertura de novos cursos, o acompanhamento das metas do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e o estímulo à internacionalização das universidades brasileiras.
Sobre a internacionalização, o presidente da Capes, enumerou algumas metas práticas para o futuro. "A comunidade acadêmica deve trabalhar no sentido de reduzir o ensino informativo e aumentar as atividades formativas, como iniciação científica. Internacionalizar os currículos e oferecer cursos em inglês e outras línguas. Além disso, temos que aumentar a colaboração internacional em pesquisa, atrair estudantes e pesquisadores estrangeiros, ter mais estágios em empresas e oferecer residência nos campus", relatou.
Prorrogação
Para as áreas de Direito, Educação, Economia e Serviço Social o Conselho Superior da Capes, na sua 66ª Reunião, realizada em 31 de julho último, decidiu que haverá Comitês de Buscas para a entrevista com professores e, ao final, elaboração das listas tríplices. A operacionalidade e as datas dos trabalhos dos comitês de busca serão definidas em breve.
Neste contexto, foi publicada a Portaria nº 108 , no Diário Oficial da União de sexta-feira, 15, a qual prorroga até 31 de outubro de 2014 o mandato dos atuais coordenadores, coordenadores adjuntos e coordenadores adjuntos de mestrado profissional dessas quatro áreas.
Para saber mais sobre as atribuições dos Coordenadores de Área e normas correspondentes à sua indicação e designação, veja a Portaria CAPES nº 68 de 02 de maio de 2014 .
(Pedro Matos)