Notícias
EVENTO CIENTÍFICO
CAPES participou do primeiro dia de debates na SBPC
No primeiro dia de atividades da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), nesta segunda, 24, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), a CAPES participou de duas mesas de debates. Durante as discussões sobre financiamento e estratégia na formação e fixação de doutores, Mercedes Bustamante, presidente da Fundação, apresentou um panorama sobre a pós-graduação no País. Ela falou sobre a inserção do Sistema Nacional da Pós-Graduação (SNPG) na educação brasileira, e os desafios “para que os cursos sejam capazes de responder demandas postas atualmente”.
Nas discussões foram apresentadas duas ações em construção pela CAPES: o Plano Nacional da Pós-Graduação 24-28 e o Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação (GoPG). O debate apoiará a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que acontecerá em 2024.
Bustamante também esteve no lançamento do Dossiê Florestan Fernandes, cujo estudo preliminar traçou o perfil dos pós-graduandos no País. A pesquisa foi organizada pelo Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ) e pela Associação Nacional dos Pós-Graduando (ANPG). Temas frequentemente abordados por estudantes da educação superior, como os direitos trabalhistas e a preocupação providenciaria, estiveram na fala da presidente. “Por parte da CAPES, a intenção é resolver o problema dos pós-graduandos, que também é um problema nosso”, enfatizou.
A CAPES, principal agência de fomento da pesquisa no Brasil, participa da SBPC em diversas atividades e tratando diferentes temáticas. A programação completa pode ser conferida no site da SBPC .
Legenda das imagens:
Banner e imagem 1:
Lançamento do Dossiê Florestan Fernandes e discussões sobre melhorias para os pós-graduandos no País
(Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
Imagem 2:
Mercedes Bustamante participou dos debates sobre financiamento e estratégia na formação e fixação de doutores
(Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
Imagem 3:
Mercedes Bustamante ganhou a camiseta “lugar de mulher é na ciência” de representantes da Associação Nacional de Pós-Graduandos
(Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES