Notícias
Capes participa do Salão Europeu de Pós-Graduação
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estará presente neste fim de semana no primeiro Salão Europeu de Pós-Graduação (Euro-Pós) na cidade de São Paulo. Esta será a primeira edição brasileira do evento destinado a estudantes, docentes e administradores de instituições de ensino superior, que tem como objetivo aprofundar o diálogo acadêmico entre o Brasil e a Europa.
A Capes conta com um estande no evento para divulgar suas iniciativas de internacionalização do ensino superior brasileiro, com foco específico no programa Ciência sem Fronteiras. O salão acontece no Palácio das Convenções do Anhembi, e está aberto ao público 19 e 20 de novembro de 2011. A entrada é gratuita.
Participarão do evento, agências públicas de promoção ao ensino em países estrangeiros, associações de ensino, instituições de ensino superior e instituições de língua e cultura de diversos países europeus, como a Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Irlanda, Polônia, Suécia, entre outros, além da presença de representantes da União Européia. O salão é uma oportunidade dos organismos europeus apresentarem aos visitantes informações sobre a possibilidade de realizar estudos na Europa.
Simpósio – Dentro da programação do Salão Europeu de Pós-Graduação, acontece na tarde desta sexta-feira, 18, na Biblioteca Mário de Andrade, o simpósio "Encontro Brasil-Europa". Na ocasião, o diretor de Relações Internacionais da Capes, Márcio de Castro, irá proferir a palestra "Mobilidade e a internacionalização da ciência brasileira".
O evento pretende reunir reitores, diretores, assessores internacionais e professores das universidades brasileiras e européias, assim como fóruns e redes de universidades, órgãos de fomento, instâncias governamentais e estudantes de pós-graduação. O objetivo é traçar um panorama das relações entre o Brasil e a Europa no que diz respeito ao ensino superior e à pesquisa.
O simpósio será transmitido ao vivo pela TV UNESP.
Ciência sem Fronteiras
O Programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos.
O programa é fruto de esforço do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio de suas respectivas instituições de fomento –Capes e CNPq –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
Saiba mais sobre o Programa Ciência sem Fronteiras.