Notícias
CURSO NOVO
CAPES participa do lançamento de especialização em solos
Foi lançado na sexta-feira, 06, o primeiro curso de Especialização em Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos (UniSolos), na modalidade Educação a Distância (EaD). Oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), terá 600 vagas nas Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), de Viçosa (UFV), Rural da Amazônia (Ufra) e Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde aconteceu a cerimônia de lançamento.
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, ressaltou o modelo de ensino em rede. Para ela, “construir uma base de informações para novas ideias e projetos, que permitam melhorar o manejo dos solos brasileiros, é parte importante na bioeconomia”. Suzana Gomes, diretora de Educação a Distância da Fundação, apresentou dados sobre o Sistema UAB, enfatizando que, por meio da expansão e interiorização, o programa “impulsiona um País mais justo”.
As quatro universidades estarão conectadas entre si, compartilhando professores, experiências acadêmicas e material didático. Cada uma irá oferecer 150 vagas para formar e atualizar agentes públicos em temas como identificação, reconhecimento e gestão de solos, elaboração de mapas pedológicos (que mostram a distribuição espacial, com informações qualitativas e quantitativas) e interpretação dos dados para uso agrícola e ambiental.
Os alunos serão qualificados para o Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos (PronaSolos), principal ação de investigação do solo brasileiro, promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e apoiada pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e por universidades de todo o País.
Sobre a Universidade Aberta do Brasil
O Sistema UAB permite que instituições públicas de ensino superior levem cursos de qualidade, oferecidos na modalidade de educação a distância, a locais distantes e isolados do País, por meio de parceria governamental nas esferas federal, estadual e municipal. Seu propósito é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação. Por esta razão, as ofertas de vagas são, prioritariamente, voltadas para a formação inicial de professores da educação básica. Atualmente, 70% delas vão para a formação inicial e continuada de professores e 30% para cursos na área de administração pública e desenvolvimento econômico, social e regional.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES