Notícias
DEBATE
CAPES participa do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação
Ao participar do 44º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em Brasília, Gustavo Portella, diretor de Tecnologia da Informação da CAPES, destacou os investimentos que a Fundação realiza para a modernização da gestão e a transformação dos processos administrativos em forma digital. Ele integrou uma das mesas de debate do evento na última terça-feira, 23, que também teve a presença de representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“Foi um passo bastante importante, a criação, em 2012, da Diretoria de Tecnologia da Informação da CAPES, que vem exercendo um relevante trabalho junto às demais diretorias, para a execução das ações voltadas à pós-graduação e à formação de professores da educação básica”, afirmou Portella. O diretor ressaltou ainda a parceria da Fundação com a comunidade acadêmica. “Atuamos juntos na modernização de soluções para avaliação dos programas, e para assegurar a produção e o acesso ao conhecimento científico.”
Durante o encontro, foi apresentado o Plano Nacional de Inteligência Artificial (IA) da SBC. Sobre esse tema, Gustavo Portella acredita que as novas tecnologias, presentes no cotidiano da população, impõem um desafio a todos. “IA é um foco de investimento, e a CAPES vem trabalhando com o Ministério da Educação e outros órgãos do Governo Federal para implementar um plano de ação”, comentou.
Thaís Batista, presidente da SBC, enfatizou a importância da participação da CAPES e do CNPq no congresso. “É uma oportunidade em que reunimos toda a comunidade acadêmica, que está sempre ávida por entender as políticas de fomento das duas agências federais para o desenvolvimento do País”, salientou.
Atualmente, há no Brasil 88 programas de pós-graduação stricto sensu de Computação, sendo 15% deles com notas 6 e 7, as mais elevadas na avaliação da CAPES. Nestes cursos, atuam 1,7 mil professores e estão matriculados 7,8 mil pós-graduandos. “Temos como missão expandir o número de cursos e alunos, e levar a formação a todas as regiões do País, enfrentando as desigualdades e promovendo o acesso com equidade”, reforçou Gustavo Portella.
Também integraram a mesa de debate Olival Freire Júnior, diretor Técnico-Científico do CNPq, e Avelino Zorzo, coordenador da área de avaliação da Computação na CAPES. O Congresso da SBC, maior evento do setor na América Latina, termina nesta quinta-feira, 25. Participam do encontro cerca de dois mil professores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior.
Sobre a SBC
Criada em 1978, a SBC é a maior sociedade científica de computação da América Latina. A sociedade tem como objetivos fomentar o acesso à informação e à cultura por meio da informática, promover a inclusão digital, incentivar a pesquisa e o ensino em computação no Brasil, e contribuir para a formação profissional.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES