Notícias
COPROPI
CAPES participa do Colégio de Pró-reitores da Andifes
Com pauta diversificada relacionada à CAPES, como a avaliação quadrienal, a concessão de bolsas e ações de internacionalização, aconteceu na terça-feira, 23 de abril, na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a reunião ordinária do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Copropi).
Representando a Fundação, Antonio Gomes de Souza Filho, diretor de Avaliação, falou sobre os preparativos para a próxima avaliação quadrienal e refletiu sobre assuntos debatidos no Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). Em sua fala, destacou como estão sendo as discussões sobre a atualização das fichas para avaliação, e sobre a oportunidade para a criação de novos cursos para formação de professores da educação básica.
No seu entendimento, é preciso trabalhar para deixar o sistema de ingresso na pós-graduação mais flexível, reforçando a visão interdisciplinar dentro das áreas. Ao mencionar a expansão do sistema, considerando assimetrias, ponderou que no CTC-ES há um debate sobre capilarizar os cursos e pequenos núcleos de pesquisa que já existem. O diretor concluiu que “temos que ter mais jovens na pós-graduação, formar mais cedo e inserir os jovens docentes como membros permanentes dos programas de pós-graduação mais cedo também”.
Outros participantes da CAPES que também falaram sobre suas áreas de atuação foram: Idelazil Talhavini, diretora substituta de Relações Internacionais, tratou das ações de internacionalização como o Programa Move La America, e Alexandre Favero, diretor substituto de Programas e Bolsas no País, juntamente com Priscila Lelis Cagni, coordenadora-geral de Fomento Institucional à Pós-Graduação, apresentaram o modelo de distribuição de recursos institucionais da Fundação.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES.